Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PM TO: todos os detalhes do TAF para soldado

Concurso PM TO: todos os detalhes do TAF para soldado

O edital do concurso PM TO foi publicado com a oferta de 1.025 vagas, sendo 950 oportunidades para o cargo de soldado, que exige nível médio. As inscrições estarão abertas a partir do dia 6 de janeiro de 2021 no site da banca Cebraspe.

senado e mais

Durante o período de formação, o subsídio do AlunoSoldado, em valores vigentes, é de R$ 1.665,50.

O Aluno-Soldado que obtiver aprovação no Curso de Formação, será promovido ao Cargo de Soldado 2ª Classe do QPPM da Polícia Militar do Estado do Tocantins, com remuneração prevista de R$ 3.330,99.

Além das provas objetivas, marcadas para o dia 14 de março de 2021, os candidatos ao cargo de soldado serão avaliados por meio das seguintes etapas de caráter eliminatório:

  • Exame de Capacidade Física
  • Avaliação Psicológica
  • Avaliação Médica e Odontológica
  • Investigação Social
  • Curso de formação

O Teste de Aptidão Física (TAF) do edital será realizado em datas a serem divulgadas posteriormente pela banca organizadora.

Exercícios do TAF

Para o cargo de soldado serão exigidos os seguintes testes:

  • Teste de Flexibilidade (para ambos os sexos) onde será considerado apto o candidato que atingir os seguintes resultados:
Concurso PM TO: teste de flexibilidade
Concurso PM TO: teste de flexibilidade

De acordo com o edital, a metodologia do exercício considerará 3 flexões, a partir da posição mais longínqua que o candidato alcançar com as pontas dos dedos, sendo considerado o melhor valor alcançado.

Se não alcançar os índices mínimos na primeira tentativa, o candidato poderá ter uma segunda chance.

  • Flexão de braços no solo (sexo masculino) onde será considerado apto o candidato que atingir os seguintes resultados:
 Concurso PM TO: flexão de braços no solo
Concurso PM TO: flexão de braços no solo

Importante apontar que o candidato não poderá apoiar o peito no chão, não flexionar ou não estender totalmente os membros, mudar a posição das mãos, encostar as coxas no chão e receber qualquer tipo de ajuda física.

  • Flexão de braços no solo com seis apoios (sexo feminino) onde será considerado apta o candidato que atingir os seguintes resultados:
  Concurso PM TO: flexão de braços no solo com seis apoios
Concurso PM TO: flexão de braços no solo com seis apoios

As mesmas regras para a versão masculina valem neste exercício. As candidatas não poderão apoiar o peito no chão, não flexionar ou não estender totalmente os membros, mudar a posição das mãos, encostar as coxas no chão e receber qualquer tipo de ajuda física

  • Natação 50 metros (para ambos os sexos) onde será considerado apto o candidato que atingir os seguintes resultados:
Concurso PM TO: natação 50 metros

O teste de natação será realizado em piscina com a extensão de 25 metros. Entre as regras, o candidato não pode se apoiar ou impulsionar-se na borda lateral, na parede lateral ou na raia ou parar de nadar durante o teste.

  • Teste dinâmico em barra fixa (sexo masculino) onde será considerado apto o candidato que atingir os seguintes resultados:
Concurso PM TO: teste dinâmico em barra fixa sexo masculino

A contagem das execuções levará em consideração os seguintes pontos: cada execução começa e termina com os cotovelos totalmente estendidos, a não extensão total dos cotovelos será considerado um movimento incorreto, o movimento deve ser dinâmico e o auxiliar da banca examinadora contará em voz alta o número de repetições realizadas.

  • Teste estático de barra fixa (sexo feminino) onde será considerado apta o candidato que atingir os seguintes resultados:
Concurso PM TO: teste dinâmico em barra fixa sexo feminino

Diferente da versão masculina, a contagem do tempo levará em consideração: a largura da empunhadura deve ser aproximadamente a dos ombros ou menor; somente será contado o tempo em que a candidata estiver na posição correta prevista no edital; quando o exercício não atender ao previsto no edital, o auxiliar de banca travará de imediato o seu cronômetro e registrará o tempo obtido até o momento em que o exercício estava sendo realizado de maneira prevista no edital.

  • Flexão abdominal (ambos os sexos) onde será considerado apto o candidato que atingir os seguintes resultados:
      Concurso PM TO: teste de flexão abdominal
Concurso PM TO: teste de flexão abdominal

Durante o exercício, uma das regras é que se o candidato perder o contato das mãos com os ombros, não terá validada a contagem daquele movimento.

  • Corrida de 12 minutos (ambos os sexos) onde será considerado apto o candidato que atingir os seguintes resultados:
concurso pm to: corrida de 12 metros
Concurso PM TO: corrida de 12 metros

Diferente dos outros exercícios, a corrida de 12 minutos será realizada em uma única tentativa em uma pista que poderá ter até 400 metros em sua circunferência.

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Resumo concurso PM TO

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Concurso PM TOPM TOconcurso pm toedital pm totaf pm tovagas pm to
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.