Natália Pires • 23/07/2024
O concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) para Soldado teve seu resultado final divulgado no dia 12 de julho, porém, a avaliação psicológica do certame tem gerado polêmica.
Isso porque candidatos reprovados nesta etapa do concurso denunciaram a aplicação de um teste psicológico proibido pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) em seleções: o BPR-5.
Segundo o portal Metrópoles, ao todo 45 candidatos foram desclassificados na avaliação psicológica e solicitaram ao Instituto AOCP, banca organizadora do concurso PMDF, nova avaliação, mas não puderam refazer os exames.
Em 3 de março de 2024, a avaliação psicológica foi aplicada para 3.483 candidatos, utilizando 4 testes: NEO-PI-R, ATENÇÃO CONCENTRADA (AC), TEPIC-M2 e BPR-5. Porém, os candidatos afirmam que, logo após as queixas, o AOCP substituiu o teste em questão por outra metodologia, considerada válida pelo CFP.
Em 28/4 a banca realizou nova avaliação psicológica, para um outro grupo de candidatos, sob judice de outras fases do certame, substituindo o BPR-5 pelo R-1. O que, para o advogado dos candidatos desclassificados, consiste em violação do princípio da isonomia, pois os candidatos foram avaliados de forma diversa e, por conseguinte a igualdade de condições do certame foi quebrada.
Os candidatos ingressaram com ações judiciais para refazer a avaliação. Segundo o portal Metrópoles, o processo aguarda um parecer do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) para definir qual será a solução para o problema da avaliação psicológica.
A equipe de jornalismo do Direção Concursos entrou em contato com o Instituto AOCP e obteve a seguinte nota:
“O Instituto AOCP esclarece que não houve infração e já se posicionou juridicamente sobre o assunto. Quanto aos questionamentos relativos ao teste BPR-5, em fevereiro de 2024, data em que foi realizado o pedido de compra, o registro constava favorável no site da SATEPSI, com previsão de validade até 10 de abril de 2024, sendo que o teste foi utilizado em março.
Todas as ações judiciais serão verificadas e a organizadora se mantém disposta a esclarecer os detalhes. Cabe ressaltar que o teste em questão apenas avalia o raciocínio lógico e fundamenta aspectos da avaliação cognitiva verificada complementarmente por outros testes. Os resultados dos testes foram analisados e a utilização do teste não interferiu no resultado de outras características psicológicas avaliadas, ou mesmo trouxe prejuízos à avaliação das características dos candidatos em conformidade com o certame.
Afirmamos que o IAOCP é uma instituição séria, sólida, com larga experiência em concursos públicos e já prestou serviço para diversos órgãos estaduais de segurança pública no país.”
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Tem um sonho em ser um “Cana” do DF? Não perca essa chance! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para o concurso da Polícia Militar do Distrito Federal:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA PMDF NO TELEGRAM
O concurso PMDF teve seu edital publicado em janeiro de 2023, pela banca Instituto AOCP, ofertando 2.100 vagas para a carreira de Soldado, distribuídas da seguinte forma:
A carreira exige o nível superior de formação, idade entre 18 e 30 anos, além de altura mínima de 1,65 m (homens) ou 1,60 m (mulheres).
As avaliações objetivas do concurso PMDF foram aplicadas no dia 21 de maio de 2023 para mais de 35 mil candidatros inscritos.
Além das provas objetiva e discursiva, os candidatos também foram avaliados por meio das seguintes etapas:
O salário inicial do aprovado (após o curso de formação) será de R$ 5.336,96.
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
A preparação para os concursos policiais vem sendo intensa e focada para você que estuda com o Direção Concursos.
E é por isso que os nossos especialistas se uniram para que você tenha um conteúdo focado e intensivo, perfeito para você que quer uma carreira policial estável.
Quer estar preparado DE VERDADE e SEM ENROLAÇÃO?
Clique na imagem abaixo e aumente suas chances de aprovação:
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.