Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PMERJ: governador anuncia certame para 2020

Concurso PMERJ: governador anuncia certame para 2020

Autorizados os concursos para Cabo e Oficial Médico da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro:

Conforme observa-se, são 25 vagas para o Cabo da PM RJ e 42 vagas para Oficial Médico. Ainda é aguardado o concurso para 2 mil vagas de novvos policiais militares.

Programa Segurança Presente:

No lançamento do programa “Segurança Presente”, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou a abertura de um novo concurso PMERJ. De acordo com Witzel, o edital deve ser lançado no início de 2020 com 2 mil vagas.

Na fala, o governador afirmou que “não só serão chamados para prestar o serviço [remanescentes do último concurso] como também lançaremos o edital no ano que vem para 2 mil novos policiais“.

Em solenidade em setembro, o governador havia anunciado que 8 mil soldados seriam incorporados à PMERJ até 2021. No entanto, para cumprir a promessa o governador teria que realizar novo certame já que o número de aprovados no último concurso não seria suficiente.

Nesta matéria, você ficará sabendo sobre:

Convocações PM RJ

No dia 11 de abril, Wilson Witzel anunciou em entrevista ao Bom Dia RJ que chamará cerca de 3 mil novos policiais militares. Além disso, confirmou a abertura de um novo concurso para 180 delegados e policias (ele não especificou para qual polícia seria).

Você pode conferir a entrevista completa aqui – ele menciona os concursos públicos a partir de 17 min. Mais 800 aprovados no último concurso já foram chamados para a etapa Curso de Formação no dia 4/4.

Os esforços para convocar os soldados aprovados no último concurso PM RJ 2014 vão desde o ano passado. Em julho de 2018, o ex-governador, Luiz Fernando Pezão, assinou um decreto que permitia a convocação de 1.380 aprovados.

Neste ano, o governador Wilson Wetzel declarou que convocaria 3 mil soldados. Segundo a PME RJ, 800 aprovados serão chamados em abril e, depois, serão chamadas turmas de 450 a 400 aprovados.

Veja abaixo o gráfico com as nomeações previstas para 2019:

Cargos e salários PM RJ

Enquanto aluno, o soldado recebe um soldo fixo adicionado das gratificações e auxílios que pode chegar a R$ 2.253,87.

Porém, após o período de aluno, o soldado recebe outro soldo fixo adicionados às gratificações e auxílios que chega a R$ 3.352,55.

Em 2014, eram requisitos para ser soldado ter somente o nível médio, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ter entre 18 e 30 anos. Além disso, os candidatos masculinos precisam ter altura mínima de 1.65 m e as candidatas femininas, 1.60m

Confira nosso cursos regulares e comece a se preparar logo!

Último concurso PM RJ

O último concurso ofereceu 6 mil vagas, sendo reservadas somente 600 para o sexo feminino. A seleção ocorreu em 2014, organizada pela banca Exatus.

Foram, ao todo, sete etapas:

  • Exame intelectual – Prova objetiva e Redação
  • Avaliação Psicológica
  • Exame Antropométrico
  • Teste de Aptidão Física
  • Exame Toxicológico
  • Exames Médicos
  • Investigação Social e Documental

A Prova Objetiva do Exame Intelectual cobrava sete conteúdos: Língua Portuguesa, Sociologia, Geografia, História, Legislação de Trânsito, Informática e Direitos Humanos. Todos as questões tinham o valor de 1 ponto.

O Exame Antropométrico exigia que os candidatos masculino tivessem altura mínima 1,65m e as candidatas femininas, 1.60m. Além disso, era preciso que os candidatos estivessem dentro do índice de Saudável ou Sobrepeso da tabela abaixo:

Já o Teste de Aptidão Física, para os candidatos masculinos, foi composto por: tração na barra fixa (2 repetições), abdominal tipo remador (35 repetições) e corrida de 12 minutos (2.200 metros).

Para as candidatas mulheres, o teste era composto por flexão de braços e antebraços (15 repetições), abdominal tipo remador (25 repetições) e corrida de 12 minutos (1.800 metros).

Seja aprovado com os cursos do Direção Concursos!

Resumo concurso PM RJ 2020

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.