Maurício Miranda Sá • 17/08/2020
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, tornou pública, em diário oficial, a autorização do provimento de 32 vagas no novo concurso PMERJ 2020, para o quadro de oficiais da Polícia Militar.
Agora, o próximo passo é a instituição da comissão que ficará responsável pela seleção, a qual irá elaborar o projeto básico e estabelecer os procedimentos para a escolha de banca e posterior publicação do edital.
Assim, apesar do Regime de Recuperação Fiscal pelo qual passa o Rio de Janeiro, o novo concurso PMERJ foi autorizado com vistas às vacâncias (aposentadoria, morte, exoneração) ocorridas dentro do prazo estabelecido no programa.
Salienta-se que a carreira de oficial da PMERJ é destinada àqueles que possuam nível superior em Direito e tem com dois dos principais requisitos de investidura, além desse nível de escolaridade, altura mínima (1,65, se homem e 1,60 se mulher) e idade não inferir a 35 anos (na publicação do edital).
O cargo de oficial da PMERJ foi oferecido, pela última vez, em 2018, com 37 oportunidades de ingresso na carreira. A banca responsável pela aplicação das provas foi a IBADE.
O concurso PMERJ foi organizado em oito fases distintas, sendo elas de provas objetivas, provas discursivas, exame antropométrico, TAF (Teste de Aptidão Física), exame psicológico, avaliação médica, exame social e de documentos.
À época, mais de quatro mil candidatos concorreram a uma das 37 vagas. O vencimento para o posto de 2º Tenente PM: R$ 7.132,52 e as vagas foram dividas da seguinte maneira:
Conforme disposto no último edital, cinco foram as disciplinas previstas na prova, com 60 questões no total e valoração final de 80 pontos. Confira no quadro a seguir:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.