Victor Gammaro • 14/12/2021
A equipe de jornalismo do Direção Concursos teve acesso à minuta do decreto que aponta a autorização para convocação de mais 1.426 aprovados no último concurso Polícia Federal. O texto, claro, deve ser aprovado pelo ministério da Economia.
Ainda sem data, o documento traz a expectativa do chamamento de novos candidatos e ainda mostra a divisão por cargo. O documento foi assinado em 10 de novembro pelo Diretor de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Oswaldo Paiva da Costa Gomide. Confira:
Ao todo, serão mais 123 novos delegados, 893 agentes, 400 escrivães e 10 papiloscopistas, como descreve o fragmento acima.
A minuta ainda traz as seguintes diretrizes:
Art. 1º Fica autorizada a nomeação de dois mil novecentos e vinte e seis candidatos aprovados no concurso público para provimento de cargos do Quadro de Pessoal da Polícia Federal, autorizado pela Portaria nº 14.358, de 9 de dezembro de 2020, publicada no Diário Oficial da União de 11 de dezembro de 2020 do Diretor-Geral da Polícia Federal, sendo:
I – mil e quinhentos aprovados e classificados dentro do quantitativo de vagas originalmente previsto para pronto provimento; e
II – mil quatrocentos e vinte e seis aprovados e não classificados dentro do quantitativo de vagas originalmente previsto para pronto provimento, conforme especificado no Anexo.
O artigo 2° traz algumas condições de nomeação, quais sejam:
O provimento dos cargos a que se refere o art. 1º ficará condicionado à:
I – existência de vagas na data da nomeação; e
II – declaração do ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual e a sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrada a origem dos recursos a serem utilizados.
Parágrafo único. O Diretor-Geral da Polícia Federal deverá:
I – verificar previamente as condições para nomeação dos candidatos a que se refere o art.
1º; e
II – editar os atos necessários ao cumprimento do disposto neste Decreto.
Vale lembrar que um reajuste salarial deve ser confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro nos próximos dias. De acordo com documentos acessados pelo Direção, os gastos com pessoal podem aumentar cerca de 40%. Os servidores do Depen, por exemplo, devem passar a receber adicional de fronteira, enquanto algumas carreiras podem ser reestruturadas nas polícias federais do país.
O chefe do Executivo, aliás, disse que, em breve, espera “corrigir injustiças” com integrantes da PRF, PF e Depen. Vale lembrar que um novo concurso Polícia Federal deverá sair entre 2023 e 2024.
Cinco anos de Direção Concursos. Cinco anos ajudando na realização de sonhos por meio do estudo para concursos públicos!
Os nossos maiores presentes são as vidas transformadas. E não queremos parar por aí, claro.
Para comemorar nossa meia década, um presente para você no link abaixo:
O Direção Concursos preparou MATERIAIS GRATUITOS para o concurso PF, para acessar basta clicar nos links abaixo:
Victor Gammaro
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Juliane Freitas • 1 de dezembro de 2023
Boa notícia para os concurseiros que aguardam a realização de um novo concurso TJ CE (Tribunal de Justiça do Ceará)! Foi aprovado no Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará o envio de mensagem de lei...
Torgan Magalhães • 1 de dezembro de 2023
Diversas oportunidades em concurso público são criadas todos os dias, com oportunidades em todos os níveis de escolaridade e em diferentes áreas de atuação! Com isso, para que você fique por dentro...
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.