Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Polícia Federal: publicada convocação de excedentes!

Concurso Polícia Federal: publicada convocação de excedentes!

Foi publicado nesta quarta-feira, 7/6, a convocação dos excedentes do concurso Polícia Federal. A medida ocorre um dia após o presidente autorizar a nomeação de 201 candidatos aprovados no último certame.

No documento publicado hoje, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) convoca para a matrícula no Curso de Formação Profissional (CFP), os aprovados para cargo de Delegado de Polícia Federal, cargo de Agente de Polícia Federal, e para o cargo de Escrivão de Polícia Federal. Os convocados irão compor a terceira, quarta e terceira turma, respectivamente.

Conforme noticiamos ontem, a autorização para a convocação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 6 de junho, através do Decreto nº 11.553.

Aprovado do Direção?✅

Foi aprovado neste concurso estudando com o Direção Concursos? Queremos falar com você! Clique abaixo e entre em contato para conversamos com você:

FUI APROVADO: FALE CONOSCO!

Concurso PF: matrícula no CFP

Os candidatos convocados no concursos Polícia Federal deverão se apresentar na Academia Nacional de Polícia para a matrícula no CFP, observado o horário oficial de Brasília/DF, no dia 24 de junho de 2023, das 8 horas às 12 horas ou das 14 às 16 horas ou no dia 25 de junho de 2023, das 8 horas às 12 horas.

Vale salientar que somente serão admitidos à matrícula no CFP os candidatos que tiverem a idade mínima de 18 anos
completos e estiverem capacitados física e mentalmente para o exercício das atribuições do cargo.

O aprovado deverá estar atento, ainda, à seguinte documentação:

  • a) documentos originais entregues no período constante em edital
  • b) atestado médico de que está apto para a prática de atividades físicas, expedido há, no máximo, 15 dias
  • antes do início do CFP;
  • c) declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e(ou)
  • entidade da esfera federal, estadual e(ou) municipal, a ser preenchida no momento da matrícula;
  • d) autorização para obtenção, pela Polícia Federal, de dados médicos referentes ao candidato, a ser
  • preenchida no momento da matrícula;
  • e) autorização para obtenção, pela Polícia Federal, de dados funcionais junto a órgãos públicos, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e pessoas jurídicas de direito privado, a ser preenchida no momento da matrícula;
  • f) Termo de Compromisso de Manutenção de Sigilo do aluno do CFP da Academia Nacional de Polícia, a ser preenchido no momento da matrícula;
  • g) Uma fotografia tamanho 3x4cm, para confecção de crachás de identificação de uso obrigatório nas dependências da Academia Nacional de Polícia.

O documento destaca, ainda, que em razão da impossibilidade de cumprimento da carga horária integral pelos candidatos, não serão admitidas novas matrículas no CFP, em segunda chamada, após o dia 05 de julho de 2023.

Concurso PF: curso de formação profissional

O CFP ocorrerá no período de 26 de junho de 2023 a 08 de setembro de 2023 e será realizado pela Academia Nacional de Polícia, no Distrito Federal, em regime de internato. Será exigido do aluno tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva.

O candidato que estiver frequentando o CFP estará sujeito a tempo integral com dedicação exclusiva, executando atividades que poderão se desenvolver nos horários diurno e noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Todas as informações necessárias, como, por exemplo, o enxoval necessário para o curso de formação, você pode consultar clicando aqui.

Último concurso Polícia Federal

O último concurso Polícia Federal teve seu edital publicado em 2021 pela banca Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 1.500 vagas para os seguintes cargos:

  • Delegado de Polícia Federal: 123 vagas;
  • Agente de Polícia Federal: 893 vagas;
  • Escrivão de Polícia Federal: 400 vagas; e
  • Papiloscopista: 84 vagas.

Além das 1.500 oportunidades ofertadas inicialmente no certame, o órgão já realizou a convocação de 625 excedentes. Com a convocação dos 201 excedentes, o número de ingressantes na força policial será de 2.326 aprovados.

O salário inicial do aprovado no concurso Polícia Federal será de (já com os 9% de reajuste aprovado pelo governo federal):

  • Delegado de Polícia Federal: R$ 25.825,08;
  • Agente, Escrivão e Papiloscopista: R$ 13.649,52.

Resumo do concurso Polícia Federal

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
concurso polícia federalconcurso pfconcurso policia federal
Ricardo Loiola

Ricardo Loiola

Produtor de conteúdo do blog de notícias do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.