PUBLICIDADE

Concurso Polícia Penal Federal: Senappen estuda novo edital e trabalha por mais vagas!

Último certame ocorreu em 2020, pela Cebraspe, e ofertou 309 vagas

Por

Rebeca Kemilly
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso Polícia Penal Federal: Senappen estuda novo edital e trabalha por mais vagas!

Novidade para os concurseiros da área policial: a realização de um novo novo concurso Polícia Penal Federal está em estudo!

Em documento oficial, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) informou que já realiza estudos técnicos para elaboração de novo concurso público, com o objetivo de suprir as necessidades de longo prazo, conforme projeção de vacâncias e expansão institucional.

A realização de um novo concurso público depende da aprovação da criação dos cargos de Policial Penal Federal, Especialista Federal em Execução Penal e Técnico Federal em Execução Penal.

O órgão instaurou um processo administrativo para obter autorização legislativa para a criação de novos cargos. A medida é considerada necessária porque a estrutura atual da Polícia Penal Federal é “claramente insuficiente para atender às atuais e futuras demandas institucionais”.

As razões específicas para a criação desses cargos incluem:

  • O incremento das atividades operacionais;
  • A necessidade de formação e capacitação continuada; e
  • A consolidação da Força Penal Nacional.

A Senappen pede a criação de 746 vagas para PPFs, distribuídos entre:

  • 571 para Unidades Penitenciárias Federais;
  • 100 para a Força Penal Nacional;
  • 75 para a Escola Nacional de Serviços Penais.

Também foram solicitadas 193 oportunidades para Especialista Federal em Execução Penal e 39 para Técnico Federal em Execução Penal. No total, são pleiteados 978 vagas.

O pedido foi encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e está sendo acompanhado pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da Senappen, devido à urgência e criticidade para a sustentabilidade do Sistema Penitenciário Federal.

O estudo metodológico que embasou o pedido considerou vários aspectos, como o dimensionamento da força de trabalho, a rotatividade funcional, a necessidade de recomposição do quadro ativo, a previsão de aposentadorias e a ampliação de programas estratégicos.

Confira o documento na íntegra.

Se você está estudando para esta área e deseja desfrutar de todas as ferramentas do Direção Concursos, aproveite 7 dias de graça na Assinatura Degustação!

Convocação de excedentes do último concurso Polícia Penal Federal

A secretaria ainda informou que busca aproveitar mais excedentes do certame anterior, realizado em 2020, que ainda possui vigência válida.

A proposta busca o provimento de um quantitativo superior ao limite de 25% originalmente previsto, para aproveitar ao máximo a força de trabalho já qualificada e avaliada, evitando custos adicionais com uma nova seleção neste momento emergencial.

O último concurso Depen foi realizado no ano de 2020 e organizado pela banca Cebraspe, com a oferta de 309 vagas para os seguintes cargos:

  • 294 vagas para Agente de Execução Penal, de nível médio
  • 15 vagas para Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, de nível superior]

Os salários iniciais variaram entre R$ 5.865,70 e R$ 6.030,23. Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório,
  • Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Exame de aptidão física;
  • Avaliação de Saúde;
  • Avaliação psicológica
  • Investigação Social; e
  • Curso de formação profissional

O certame registrou 99.492 abstenções, sendo o cargo de Agente de Execução Penal, com o maior número: 56,46% ausências. Veja mais detalhes aqui!

Resumo concurso Polícia Penal Federal

Vocês pediram, nós atendemos!

Agora, vocês podem TESTAR gratuitamente a assinatura do Direção Concursos e COMPROVAR a qualidade dos nossos cursos. Inscreva-se agora mesmo e aproveite!

Tenha a possibilidade de estudar com professores de alto nível direcionados por áreas específicas.

Ps: são poucas vagas!

Clique na imagem abaixo e aproveite! 💥

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
Concurso publico
concursos públicos
destaque-2
direcaoconcursos
NACIONAL
polícia penal federal
Rebeca Kemilly

Rebeca Kemilly