Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Polícia Penal MG: saiba o que fazem os servidores do órgão

Concurso Polícia Penal MG: saiba o que fazem os servidores do órgão

O concurso Polícia Penal MG teve suas atividades visando à contratação de banca organizadora suspensas, mas segue sendo uma promessa no ano de 2021. Sendo assim, a preparação para esse certame deve ser contínua.

Pensando nisso, o Direção pergunta: você sabe o que fazem os policiais penais que atuam no sistema penitenciário em Minas Gerais? Se você quer saber, veio ao lugar certo!

Nesta matéria, esta equipe de jornalismo foi atrás do edital anterior para buscar informações sobre as atribuições dos ocupantes do cargo de policial penal. Confira a seguir.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias policiais. Clique aqui e participe!

cursos concurso Polícia Penal MG

Concurso Polícia Penal MG: o que fazem os servidores do órgão?

De acordo com o último edital do concurso Polícia Penal MG, os policiais penais atuantes em Minas Gerais exercem funções gerais e específicas nos estabelecimentos prisionais locais. Veja abaixo!

Funções Gerais

O aprovado e empossado através do concurso Polícia Penal MG deve garantir a ordem e a segurança no interior dos estabelecimentos prisionais, desempenhando ações de vigilância externa e interna dos estabelecimentos prisionais, inclusive muralhas e guaritas, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do sistema prisional.

Funções Específicas

  • Exercer atividades de escolta e custódia de presos;
  • Executar operações de transporte escolta e custódia de presos em movimentações externas, bem como de transferências interestaduais ou entre unidades no interior do Estado;
  • Realizar buscas periódicas nas celas;
  • Realizar revistas nos familiares e visitantes dos presos;
  • Prestar segurança a profissionais diversos que fazem atendimentos especializados aos presos nas unidades prisionais;
  • Conduzir presos à presença de autoridades;
  • Adotar as medidas necessárias ao cumprimento dos alvarás de soltura, obedecidas as normas próprias;
  • Informar ao preso sobre seus direitos e deveres de conformidade com o Regulamento e Normas de procedimentos do Sistema Prisional de Minas Gerais – ReNP e demais normas vigentes;
  • Verificar sobre a necessidade de encaminhar presos a atendimentos especializados;
  • Entregar medicamentos aos presos, observada a prescrição médica;
  • Prestar assistência em situações de emergência: primeiros socorros, incêndios, transporte de enfermos, rebeliões, fugas e outras assemelhadas;
  • Preencher formulários, redigir e digitar relatórios e comunicações internas;
  • Participar de comissões de classificação e de disciplina, quando designado;
  • Exercer outras atividades que vierem a ser incorporadas ao cargo por força de dispositivos legais.

Concurso Polícia Penal MG: panorama

Segundo Rogério Grecco, secretário de segurança pública de Minas Gerais, o edital do concurso Polícia Penal MG deve ser publicado o “mais rápido possível”.

O certame foi autorizado junto com as seleções para Agente Socioeducativo e de Assistente Executivo de Defesa Nacional. O edital para Assistente Executivo de defesa já foi publicado, com inscrições abertas a partir de 16/6.

  • “É interesse nosso, é interesse da administração pública, que esse concurso aconteça o mais rápido possível […] A finalidade é que esse ano aconteça pelo menos três concursos; um para Agente socioeducativo, outro para Assistente socioeducativo e um para Policial penal“, disse Grecco.

O salário inicial ofertado ao servidor aprovado no concurso Polícia Penal MG pode chegar ao valor de até R$ 7.854,12.

Um emprego para A VIDA TODA! 💼

Muita gente sequer cogita a possibilidade de realizar um concurso público.

A oportunidade de conquistas a estabilidade e um bom salário é uma ideia distante da maioria dos brasileiros.Mas você sabe que o concurso público é uma forma justa e acessível de conquistar um emprego para sempre.

O que falta para você tomar a decisão que vai mudar de vez a sua vida?

Pare de agir como a maioria. Clique no banner abaixo e garanta sua vaga no evento do dia 10 de março, onde uma grande revelação vai te dar um empurrão rumo ao seu futuro dos sonhos.

Resumo concurso Polícia Penal MG

  • Situação do concurso Polícia Penal MG: comissão formada
  • Banca: indefinida
  • Cargo: Agente penitenciário
  • Escolaridade: nível médio
  • Vagas: 2.420
  • Remuneração: R$ 4.098,45
  • Link do edital anterior aqui
notícias concurso Polícia Penal MG

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

 Concursos PúblicosAgepen MGconcurso agepen mgconcurso polícia penal mgCONCURSO PÚBLICOConcursos Públicospolícia penal mgagepen mgconcurso agepen mgconcurso agepen mg 2021concurso estadualconcurso polícia penal mgconcurso polícia penal mg 2021concursos estaduaispolícia penal mg
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.