Larissa Lustoza • 20/09/2021
A comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, nesta segunda-feira (20/9), o projeto de lei que cria a Polícia Penal da Paraíba (concurso Polícia Penal PB).
O texto da PEC vincula a polícia penal PB ao órgão administrador da administração penitenciária do estado. Além disso, projeto estabelece que categoria terá estatuto próprio, estabelecendo organizações, garantias, deveres e direitos.
O presidente da comissão, deputado Ricardo Barbosa, ressaltou a importância da PEC, especialmente por conta de uma nova política salarial que o Estado implementará para os agentes penitenciários.
“Com essa PEC, os agentes penitenciários terão equiparados os seus vencimentos com as outras categorias da força de segurança do Estado”, afirmou o deputado.
Em entrevista em junho, o secretário da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), coronel Sérgio Fonseca, afirmou que um novo edital para um concurso Polícia Penal PB está sendo estudado.
No momento, duas unidades prisionais estão sendo construídas, o que necessitaria da contratação de mais profissionais para atuar nos presídios.
“Nós temos hoje, nos quadros da polícia penal, do Sistema Penal, 1.765 policiais penais. Esses 1.765 policiais penais estão distribuis nas 64 unidades na Paraíba”, declarou.
No entanto, secretário explicou que novo edital depende da questão orçamentária do Estado, mas que estudos para um novo concurso Polícia Penal PB já estão sendo realizados.
“Eu acredito que esses estudos, junto com a Secretaria de Administração, logicamente, temos que respeitar toda a questão orçamentária do governo. Possa ser que, nos próximos meses ou no próximo ano se fale alguma coisa sobre concurso sim”, disse o secretário otimista.
O último concurso para Agente Penitenciário (que, hoje, denomina-se Policial Penal) ocorreu há mais de dez anos para o estado da Paraíba. Atualmente, órgão conta com 301 cargos vagos para a carreira.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.