Juliane Freitas • 22/03/2023
A realização do novo concurso Polícia Penal RJ vem sendo estudada e a seleção pode estar próxima de se iniciar!
De acordo com a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, a Seap tem interesse em realizar um novo certame para o provimento de servidores, já que o déficit chega a 1.400 servidores. A declaração foi dada na última terça-feira, 21 de março, durante audiência pública para discutir a viabilização da nomeação dos aprovados nos últimos concursos, de 2012 e 2006.
Na ocasião, a secretária informou que foi encaminhado à Secretaria da Casa Civil um ofício a fim de realizar estudos de impacto financeiro envolvendo a seleção, que ofertará vagas para o cargo de policial penal
É importante lembrar que, recentemente, a carreira foi regulamentada, transformando o cargo de inspetor penitenciário em policial penal. Veja o regulamento completo aqui!
Além disso, o cargo, que antes exigia o nível médio de escolaridade, agora passará a exigir o nível superior. O salário inicial é de R$ 6.412,39, além de outros benefícios
Outra alteração foi com relação à carga horária semanal. Atualmente, os policiais trabalham em jornadas de 24 x 72 horas em escalas de plantão. Porém, segundo a lei que estrutura carreira, os turnos passarão a ser de 40 horas semanais.
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM
O último concurso público para a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP RJ) ocorreu em 2012. Na ocasião, o certame foi organizado pela banca CEPERJ e ofertou 800 vagas para o cargo de Inspetor de Segurança e Administração Penitenciária – Classe III.
A função exigia nível médio de escolaridade e possuía remuneração de R$ 3.201,41 para escalas de 24 x 72 horas de trabalho. O valor, porém, não está atualizado.
A seleção dos candidatos foi feita pelas seguintes etapas:
Veja os detalhes da prova de capacidade física:
Foram cobrados conhecimentos nas seguintes disciplinas: Português, Conhecimentos Específicos, Direitos Humanos e Noções de Informática.
Ao todo, 1.140 novos inspetores foram nomeados, sendo 936 homens e 204 mulheres.
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.