Larissa Lustoza • 09/04/2021
O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que regulamenta a carreira de Policial Penal em São Paulo (concurso Polícia Penal SP) deu voto favorável para a legislação. Agora, legislação será votada pelos outros membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Caso a PEC seja aprovada pela Comissão, proposta irá para votação no Plenário. Nele, votação se dará em dois turnos e, para aprovação, é preciso ter votos favoráveis de pelo menos 3/5 da casa.
A Polícia Penal tem como atribuição garantir a segurança dos estabelecimentos penais, a custódia, o transporte e a escolta de presos.
A aprovação da PEC estadual é o primeiro passo para regulamentação da carreira, que ainda precisa passar por aprovação de lei orgânica.
O último concurso de Agente Penitenciário de São Paulo ocorreu em 2017, com oferta de 1.034 vagas, sendo 934 vagas para homens e 100 para mulheres. Para se inscrever é necessário ter nível médio completo.
Os candidatos passaram pelas etapas de provas objetivas, prova de condicionamento físico, avaliação psicológica, investigação social e comprovação de conduta. Na época, salários iniciais eram de R$ 3.548,27.
O cargo de Policial Penal é o que corresponde, anteriormente, ao cargo de Agente Penitenciário, que teve o último edital publicado e realizado em 2017. Ao todo, foram disponibilizadas 1.034 vagas, sendo 934 para homens e 100 para mulheres.
Na época, era preciso ter nível médio completo. Candidatos passaram por provas objetivas, prova de condicionamento físico, avaliação psicológica, investigação social e comprovação de conduta. Na época, salário inicial era de R$ 3.548,27.
De acordo com o último edital, conteúdo cobrado nas provas objetivas foi o seguinte:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.