Maurício Miranda Sá • 04/11/2020
Uma das seleções mais aguardadas no Distrito Federal é para o provimento de vagas nas Políticas Públicas e Gestão Governamental (concurso PPGG DF). O processo do certame teve andamento no último dia 3 de novembro.
Apesar de ser um órgão novo, a PPGG DF promete edital com 250 vagas, além de cadastro de reservas com mais 500 oportunidades, e já tem banca definida: o Cebraspe. Confira:
A equipe de jornalismo do Direção Concursos entrou em contato com o governo do Distrito Federal para obter maiores informações e foi informada de que o certame segue, avançando.
Veja maiores detalhes na imagem abaixo:
Desde o começo ano de 2019, o concurso PPGG DF é aguardado e seu edital estava previsto para ser em janeiro deste ano (2020), o que acabou não acontecendo.
A seleção segue em tramitação interna, mas com as últimas movimentações do processo, esse edital pode estar mais póximo de ser publicado. Lembra-se quas vagas serão distribuídas entre os cargos de gestor e analista.
Ambos os cargos exigem nível superior de escolaridade e pagam salários que vão de R$ 3.705 a R$ 7.760 iniciais, para jornadas de trabalho de 30h ou 40h semanais. Confira abaixo:
Gestor em PPGG
Analista em PPGG
Conforme prega a lei 5.190/2013, a qual dispõe sobre a carreira nas Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF, os requisitos para ingresso nos cargos de gestor e analista são:
Assim, o cargo de gestor previsto no edital exigirá formação específica indicada. Já para disputar a uma das vagas no cargo de analista, o candidato poderá ser formado em qualquer curso superior.
Já que o concurso PPGG DF é novo e não tem edital anterior, para basear os estudos que devem ser realizados pré-edital, não custa olhar para carreiras parecidas e que já tiveram aplicação de provas anteriores.
Algumas dessas carreiras são as seguintes: Executivo Público e Especialista em Políticas Públicas (São Paulo), Técnico de Políticas Públicas e Gestão Governamental (Paraíba), Gestor Governamental (Goiás) e Gestor de Políticas Públicas (Acre).
Portanto, ao se analisar concursos anteriores na carreira de especialistas em políticas públicas e gestão governamental, observa-se a cobrança de disciplinas comuns a muitos outros certames. Confira:
Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.