Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Prefeitura de Paraty (RJ): edital publicado

Concurso Prefeitura de Paraty (RJ): edital publicado

A Prefeitura de Paraty, no Rio de Janeiro, publicou um novo edital de concurso público destinado à contratação de Agente de Apoio à Educação Especial (concurso Prefeitura de Paraty).

São 30 vagas imediatas, sendo 2 destinadas à pessoas com deficiência. O período de inscrições será do dia 05 de julho a 05 de agosto, no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM.

Para os candidatos aprovados a jornada de trabalho será de 40h semanais, com vencimento base de R$ 1.322,86.

Para participar do concurso é necessário que o candidato possua Ensino Médio completo, acrescido de Curso Específico na Área de Educação Especial.

Os agentes terão as seguintes atribuições:

  • prestar apoio nas atividades executadas pelo professor regente;
  • manter-se atualizado quanto às técnicas profissionais de atendimento as especificidades dos estudantes;
  • requisitar e manter suprimentos e materiais necessários à realização das atividades com estudantes;
  • colaborar com o docente na observância de regras de segurança no atendimento aos alunos;
  • acompanhar e participar, diariamente, dos cuidados essenciais referentes à alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer dos alunos; entre outras atividades.

Concurso Prefeitura de Paraty (RJ): provas e etapas

Os candidatos do concurso Paraty RJ serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Ambos os exames ocorrerão no dia 19 de setembro, preferencialmente, na cidade e em municípios vizinhos.

Os portões serão abertos às 8h e fechados às 9h, com três horas de duração.

prova objetiva e contará com 30 questões, sendo dez para cada disciplina. Serão elas: Conhecimentos Específicos (peso três), Português (peso dois) e Matemática (peso um).

Para ser aprovado, será preciso alcançar, no mínimo, 50% dos pontos em cada disciplina. Além disso, só serão corrigidas as provas discursivas dos classificados em até três vezes o número de vagas disponibilizado para o cargo.

prova discursiva terá 40 pontos no total e será composta por um texto dissertativo-argumentativo sobre um dos componentes constantes no programa das objetivas.

resultado final do concurso está previsto para o dia 30 de novembro. Após a conclusão de todas as etapas, a seleção será homologada e ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Conteúdo programático

Conhecimentos específicos

1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei no 9.394/96. 2. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei no 8.069/90. 3. Plano Nacional de Educação – Lei no 13.005/14. 4. Decreto no 10.502/20.Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. 5. Plano Municipal de Educação. 6. Legislação Básica sobre Educação Inclusiva: Declaração de Salamanca; Resolução CNE/CEB no 04/2009 – diretrizes para o atendimento educacional especializado; Lei no 10.436/02; Decreto no 5.626/05; Lei no 13.146/15 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Matemática

1. Números e Operações: O sistema de numeração decimal. Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números reais. Números primos. Múltiplos e divisores de um número natural. Regras de divisilidade. Razão e proporção. Divisão direta e inversamente proporcional. Média aritmética e ponderada. Porcentagem. Operações com polinômios. Fatoração e Produtos Notáveis. Equações e sistemas do 1o e 2o graus. 2. Grandezas e Medidas: Sistema de medidas de comprimento, área, capacidade, volume, tempo e massa. Sistema monetário Brasileiro. Cálculo de áreas e perímetros. 3. Espaço e Forma: Relações lineares e angulares nos polígonos regulares. Relações métricas no triângulo retângulo. 4. Tratamento da Informação: Princípio multiplicativo. Interpretação de tabelas. Gráficos de barras, colunas e setores. Análise e interpretação básica.

Português

1. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; elementos de coesão e coerência. 2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos e modos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, antítese, ironia. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; elementos de composição das palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordância verbal e nominal. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.

Concurso Banco do Brasil oferece mais de 4 mil vagas de nível médio

O edital do concurso Banco do Brasil foi publicado. São 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva no cargo de escriturário, que exige nível médio.

Interessados poderão se inscrever entre os dias 24 de junho e 28 de julho de 2021 por meio do site da banca Cesgranrio. O valor da taxa de inscrição é de R $38,00. (veja o edital aqui)

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e discursiva na data provável do dia 26 de setembro. A remuneração inicial é de R $3.022,37. 

O Direção Concursos já tem o material completo para o cargo de escriturário do concurso Banco do Brasil. Clique na imagem abaixo e garanta sua preparação:

Pacote completo Agente Comercial

cursos para concurso Inés

Pacote completo Agente de Tecnologia

cursos para concurso Inés

Resumo

  • Banca organizadora: IBAM
  • Vagas: 30
  • Cargos: Agente de Apoio à Educação Especial
  • Escolaridade: nível médio
  • Salários: R$ 1.322,86
  • Link do edital

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.