Maurício Miranda Sá • 23/04/2020
Os amantes da área fiscal devem ficar atentos às noticias de concursos, pois há previsão de muitos concursos da carreira ao longo deste ano (2020).
Assim que o surto da pandemia de Coronavírus passar, muitos órgãos em todo o país devem voltar a se movimentar, com vistas à publicação de seus referidos editais.
Vamos listar, nesta matéria, as principais oportunidades que estão por vir e qual a situação que se encontra cada um dos concursos de fisco esperados para 2020 e 2021.
Foi realizado um pedido de 220 vagas para provimento no fisco do estado paranaense, sendo 100 para Agente Fazendário e 120 para Auditor Fiscal. Apesar do pedido, o concurso SEFAZ PR ainda aguarda formalização do governador, mas pode ter edital publicado em breve. Fontes indicam autorização de 125 vagas.
O concurso Sefaz SP pode ter seu edital publicado ainda neste ano (2020). Isso é o que diz algumas fontes internas no órgão.
Ao que parece, houve interesse de novo certame em reunião realizada no começo do ano, o que foi confirmado pelo coordenador e professor do Direção Concursos, Ronaldo Fonseca, que é servidor da casa.
Mais um concurso em que fontes internas garantem que irá sair. O fisco de Minas Gerais fará pedido de 300 vagas. O esforço, que parte do órgão e de entidades sindicais e associativas, é para que o edital fosse publicado ainda no primeiro semestre de 2019.
Vale salientar que isso era previsto antes do surto da pandemia de Coronavírus. Novas notícias deverão ser publicadas em breve.
A Secretaria de Fazenda do Ceará já vem prometendo concurso para o fisco cearense desde o ano de 2019. Segundo Fernanda Pacobahyba, secretária do órgão, a autorização só aguarda a liberação do governador para dar seguimento às próximas fases que levarão ao edital.
Pacobahyba já deixou claro, por diversas vezes, a necessidade urgente da realização do concurso para a SEFAZ CE.
Apesar do último concurso para o órgão ter sido publicado em 20109, à equipe de jornalismo do Direção Concursos a Sefaz BA informou que uma nova seleção está em fase de escolha de banca.
O fisco baiano confirmou, ainda, que são esperadas 20 vagas para Agente de Tributos.
O concurso para o fisco capixaba tem previsão orçamentária no governo até o ano de 2023 e já conta com comissão formada desde o final de 2018.
Assim, dependendo da vontade do governador e do secretário de Fazenda, a seleção deverá ter edital publicado tão logo, já que ambos reconhecem a necessidade de um novo concurso.
Em 2019, no apagara das luzes, fontes internas do ISS Rio de Janeiro afirmaram que o certame deve acontecer neste 2020. De acordo com as informações, o único empecilho é a questão orçamentária pela qual passa a cidade.
A comissão já está formada e continua com os procedimentos que levarão à escolha da banca e posterior publicação do edital. O fisco da capital fluminense é um dos maiores salários do país.
Assim como o concurso para o fisco estadual, a capital do Ceará também prevê novo certame em breve. Por meio de dispensa de licitação, a banca Cebraspe/Cespe está confirmada como organizadora.
São esperadas 40 vagas para provimento imediato no órgão no cargo de Auditor.
Com a banca Cebraspe/Cespe já definida, o concurso ISS Aracaju anda a passos largos e espera, muito em breve, tornar público seu edital.
No projeto básico, são aguardadas 20 vagas para nível superior divididas entre as seguintes especialidades: Tecnologia da Informação (TI) com seis (6) oportunidades e o restante para candidatos de nível superior em qualquer área.
Os concursos listamos acima são, com certeza, ótimos “testes”, também, ara aqueles que buscam alcançar o concurso dos sonhos de todo concurseiro que estuda para a carreira fiscal: Receita Federal do Brasil.
E para não deixar de falar da Receita, abaixo listamos um breve resumo deste que é um concurso que pode ser publicado nos próximos anos. Veja:
Há pedido solicitado pela Receita Federal, para a realização de um novo concurso. Segundo o pedido, seriam 2.153 vagas, divididas da seguinte forma:
Porém, as vagas não são suficientes para suprir o déficit de 22 mil servidores no órgão.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.