PUBLICIDADE

Concurso público: banca organizadora é acusada de fraude e se manifesta

Diversas denúncias de irregularidades em editais de concurso público da organizadora Instituto Consulpam têm circulado as redes e o Direção foi em busca de esclarecimentos sobre o tema. Em publicação feita pelo jornalista Hyldo Pereira nas redes sociais, o influenciador cita a existência de um histórico de irregularidades ligadas à organizadora e casos em que ...

Por

Jornalismo Direção Concursos
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso público: banca organizadora é acusada de fraude e se manifesta

Diversas denúncias de irregularidades em editais de concurso público da organizadora Instituto Consulpam têm circulado as redes e o Direção foi em busca de esclarecimentos sobre o tema.

Em publicação feita pelo jornalista Hyldo Pereira nas redes sociais, o influenciador cita a existência de um histórico de irregularidades ligadas à organizadora e casos em que as denúncias foram levadas ao Ministério Público. As acusações abrangem “vazamento de provas, alteração de gabaritos e manipulação de resultados para favorecer candidatos com vínculos políticos”.

De acordo com o jornalista, é possível verificar denúncias contra o Instituto Consulpam em diversos estados brasileiros: Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Goiás.

Em matéria publicada pelo G1, em 2015, o portal relata que candidatos ao concurso da Prefeitura de Orocó (PE) afirmaram ter recebido provas com as respostas destacadas. Na ocasião, o Ministério Público pediu a suspensão do certame para invertigação.

Em 2022, o G1 Ceará informou que o Ministério Público do estado estaria atuando na investigação do concurso para a Prefeitura de Granja. Segundo o MPCE, ficou comprovado a “presença de sérias irregularidades no certame”. Na época, a prefeitura anunciou que abriria um novo processo licitatório para contratação de organizadora.

Em contato com o Instituto Consulpam, o Direção Concursos solicitou explicações relacionadas a concursos específicos cujos casos circulam na mídia e obteve a seguinte nota de esclarecimento:

“Em resposta a sua solicitação contida no e-mail enviado a esta instituição, Instituto Consulpam Consultoria Público-Privada, em respeito à transparência e à publicidade, esclarecermos as informações sobre fatos antigos, alguns com mais de 10 anos, já prontamente clarificados nas esferas pública e judicial, postados, neste momento sem qualquer motivo razoável, em perfis de influenciadores digitais sobre os seguintes concursos:

Concurso do Município de Rio Bonito/RJ: O certame foi anulado por solicitação da Consulpam devido a procedimento irregular da gestão municipal que permitiu a participação de um secretário da Prefeitura como candidato do mesmo.

Concurso do Município de Orocó/PE: As provas foram reaplicadas devido a falhas na impressão e o concurso foi finalizado sem qualquer intercorrência.

Concurso da Prefeitura de Aliança/PE: Seguindo recomendação do Ministério Público os exames, que continham atecnias, foram reaplicados e o concurso foi finalizado exitosamente.

Concurso do Município de Ipaumirim/CE: O Concurso foi homologado no dia 8 de maio de 2014 e as convocações se deram normalmente até o fim da validade do certame, não havendo qualquer fundamento reclamações apresentadas ao Ministério Público, conclusão do próprio órgão após apuração.

Concurso do Município de Ouricuri/PE: O concurso público foi devidamente homologado (editais 001/2022 e 002/2022). Inclusive, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ouricuri, fez recomendação à Prefeitura Municipal de Ouricuri para que promova, com a maior brevidade, a homologação e a nomeação dos candidatos aprovados do concurso público realizado em 2022.

Concurso do Município de Granja/CE: O Instituto Consulpam solicitou, por precaução, à Prefeitura Municipal de Granja/CE a anulação dos editais 001/2021 e 002/2021 do Concurso Público, sendo prontamente atendido. A decisão foi tomada a partir do conhecimento de erro na divulgação do resultado, apontado em procedimento administrativo.

O Instituto Consulpam acolhe todas as reclamações sobre os concursos e mantém um rígido controle administrativo e fiscalização interna para que sejam prontamente esclarecidas quaisquer questionamentos e feitos os ajustes necessários. Vale salientar que, no período destas setes intercorrências relatadas, de 2014 a 2024, foram realizados mais de outros 600 certames pela Consulpam, sem qualquer denúncia ou intercorrência.

A Consulpam sempre atua com transparência e integridade na condução de processos seletivos, respeitando todas as normas legais e éticas. Estamos comprometidos em garantir a lisura de nossos certames e a confiança de todos os envolvidos, incluindo candidatos, instituições e a sociedade. Agradecemos a compreensão e reiteramos nosso compromisso com a ética e a qualidade em nossos serviços.”

ATUALIZAÇÃO: em 03 de fevereiro de 2025, o Instituto Consulpam apresentou ao Direção Concursos certidões negativas visando comprovar a idoneidade e a regularidade da empresa. Acesse aqui as certidões apresentadas pelo Instituto Consulpam.

ÚLTIMOS DIAS PARA GARANTIR O MELHOR PREÇO DE VITALÍCIA!

O ano de 2025 já começou trazendo inúmeras oportunidades em concursos públicos, com salários iniciais que podem ultrapassar os R$ 30 mil. Se você quer se preparar com qualidade, preste atenção: a assinatura do Direção vai aumentar!Aproveite os últimos dias de oferta para garantir acesso vitalício à nossa plataforma completa por um valor promocional, que inclui:

  • Cursos completos em vídeo e PDF
  • Resumos direcionados
  • Marcações digitais
  • Caderno de anotações
  • Tamanho de fonte personalizável
  • Tira-dúvidas direto com o professor

É a sua chance de conquistar a melhor preparação para mais de 500 concursos antes que o preço suba. Toque no botão abaixo e dê o primeiro passo rumo à sua aprovação!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concursos públicos
destaque-2
direcaoconcursos
Jornalismo Direção Concursos

Jornalismo Direção Concursos

Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.