Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Receita Federal: “Apenas 8 mil auditores na ativa”, afirma vice-presidente do Sindifisco

Concurso Receita Federal: “Apenas 8 mil auditores na ativa”, afirma vice-presidente do Sindifisco

A realização de um novo concurso para a Receita Federal (concurso Receita Federal) é muito aguardada não só pelos concurseiros, mas também pelos servidores do órgão que enfrentam dificuldades no desempenho das atividades em meio ao déficit de pessoal.

A situação foi apontada pelo vice-presidente do Sindicato dos Auditores-fiscais de Receita Federal (Sindifisco), Ayrton Bastos, durante entrevista concedida ao canal do Direção Concursos no dia 3 de fevereiro.

“Nós estamos a praticamente seis anos sem a nomeação de novos auditores fiscais […] de 2007 para cá tivemos a redução de um terço da força de trabalho. Temos hoje apenas 8 mil auditores na ativa, sendo que 2 mil já estão aptos à aposentadoria”, afirmou.

Concurso Receita Federal

A sobrecarga entre os servidores que atualmente exercem atividades de auditoria fiscal também é um dos principais pontos dentro da demanda pela realização de um novo concurso Receita Federal.

“O Sindifisco, assim como a administração da Receita, tem se mobilizado para a realização de novos concursos. Essa também é uma demanda interna, muitos servidores aprovados no último edital estão sobrecarregados e ainda lotados em regiões de fronteira”.

O governo federal já apontou o desenvolvimento tecnológico como uma das justificativas para a redução da realização de novos concursos públicos, situação que, de acordo com Ayrton Bastos, não se aplica às atividades de auditoria fiscal na RFB.

“Mesmo com a evolução e o uso da inteligência artificial nos últimos anos, isso não supre a necessidade do trabalho humano, principalmente nas fronteiras, onde o trabalho é de controle de acesso e de entrada, até mesmo na própria fiscalização de empresas, onde é possível que as notas fiscais sejam burladas”, pontuou.

A Secretaria de Gestão de Desempenho e Pessoal confirmou que um novo pedido foi realizado para um novo concurso Receita Federal com 2.050 vagas ao todo.

A maior parte das vagas foram destinadas para o cargo de Analista Tributário da Receita, com 1.500 vagas. Já para o cargo de Auditor Fiscal, foram separadas 550.

No momento, o pedido será analisado pelo Ministério da Economia para averiguar se há possibilidade de um novo concurso Receita Federal.

Veja todos os detalhes do concurso aqui!

Confira todos os detalhes da entrevista com o vice-presidente do Sindifisco clicando no vídeo abaixo:

Resumo e situação do concurso

  • Situação: solicitado
  • Vagas: 699 solicitadas
  • Remuneração inicial: Analista Tributário: R$ 12.142,39 (jan/2019, sem bônus); Auditor Fiscal: R$ 21.029,09 (jan/2019, sem bônus).
  • Banca: não definida
  • Escolaridade: Ensino Superior
  • Cargo: auditor fiscal federal e analista
  • Link do último edital

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

concurso sefaz ce

Concurso Receita FederalReceita Federalconcurso receita federaledital receita federalreceita federalsindifisco
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.