Juliane Freitas • 18/08/2023
O concurso Receita Federal já divulgou o resultado da prova discursiva, entretanto, o certame segue causando polêmicas em relação à prova objetiva, que supostamente cobrou conteúdo fora do edital.
Trata-se de um parecer do Ministério Público Federal (MPF) a respeito do conteúdo cobrado das provas para Auditor Fiscal e Analista Tributário.
A manifestação informa que, supostamente, foi cobrado conteúdo relacionado a conhecimentos de bancos de dados relacionais SQL, matéria que extrapola o que estava previsto no edital.
No documento do MPF, após ouvidos tanto os denunciantes quanto a baca organizadora, o Analista de Suporte e Infraestrutura do órgão, Thiago Caparelli, deu parecer no sentido de que as questões de SQL, de fato, extrapolam o edital do concurso Receita Federal.
Dessa forma, é possível que o certame sofra atrasos em seu cronograma de convocações, tendo em vista a probabilidade de judicialização por parte de candidatos que se sentiram lesados pelo certame.
Confira, abaixo, trecho do parecer do Ministério Público Federal:
Clique aqui para conferir o parecer do MPF, na íntegra!
O concurso Receita Federal é organizado pela banca FGV e teve seu edital publicado em 2022, ofertando 699 oportunidades para cargos de nível superior.
Veja como as vagas foram divididas:
Vale mencionar que, após mudanças no edital, o certame abriu possibilidade de nomeações de quase 2.100 aprovados. Saiba detalhes aqui!
Os salários oferecidos podem chegar a R$ 21.029,09 iniciais, além de benefícios. Confira:
De acordo com a banca FGV, o certame registrou 156.373 candidatos inscritos. Clique aqui para conferir detalhes da demanda de candidatos por vaga!
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o governo federal realizará, em breve, um novo certame para provimento de vagas na Receita Federal.
No entanto, ainda não há detalhes sobre um possível quantitativo de vagas do certame.
Importante mencionar que a solicitação para a realização de um novo concurso já era desejo antigo da Receita Federal. No final de 2022, o subsecretário de Gestão Corporativa do órgão, Juliano Brito da Justa Neves, confirmou que o órgão realizaria a solicitação de novo edital ainda no primeiro semestre de 2023, o que não ocorreu.
Dentre os motivos para um novo pedido, destaca-se o alto número de vacâncias registradas pelo órgão, conforme explicou o subsecretário ao Direção Concursos. Clique aqui para conferir detalhes!
É hora de você alcançar o sonho da sua independência financeira por meio do concurso público! Aproveite os valores da Semana do Brasil e acesse um material completo.
E muito mais! Clique no banner abaixo e aproveite as ofertas, por tempo limitado:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.