Juliane Freitas • 28/09/2023
O concurso Receita Federal ganhou mais um capítulo a respeito do impasse sobre as questões das provas objetivas, que teriam extrapolado o conteúdo do edital.
Trata-se de uma ação civil pública, proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em tutela de urgência, contra a Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame.
De acordo com o documento, a ação visa à:
Além disso, a ação ainda pede a declaração de nulidade dos julgamentos dos recursos apresentados em face do resultado das questões discursivas nº 1 e nº 2 da prova para Auditor-Fiscal, bem como a realização de nova correção das questões e a consequente reclassificação dos candidatos.
O MPF destaca a urgência das medidas, tendo em vista que os Cursos de Formação estão previstos para iniciarem em 2 de outubro (Auditor-Fiscal) e 16 de outubro (Analista-Tributário).
Confira trecho do documento:
Vale lembrar que, recentemente, o MPF já havia emitido parecer concordando que as questões elaboradas pela organizadora FGV extrapolaram o estabelecido em edital.
Clique aqui para conferir o documento, na íntegra!
Confira os cursos do Direção para este concurso!
O concurso Receita Federal é organizado pela banca FGV e teve seu edital publicado em 2022, ofertando 699 oportunidades para cargos de nível superior.
Veja como as vagas foram divididas:
Vale mencionar que, após mudanças no edital, o certame abriu possibilidade de nomeações de quase 2.100 aprovados. Saiba detalhes aqui!
Os salários oferecidos podem chegar a R$ 21.029,09 iniciais, além de benefícios. Confira:
De acordo com a banca FGV, o certame registrou 156.373 candidatos inscritos. Clique aqui para conferir detalhes da demanda de candidatos por vaga!
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o governo federal realizará, em breve, um novo certame para provimento de vagas na Receita Federal.
No entanto, ainda não há detalhes sobre um possível quantitativo de vagas do certame.
Importante mencionar que a solicitação para a realização de um novo concurso já era desejo antigo da Receita Federal. No final de 2022, o subsecretário de Gestão Corporativa do órgão, Juliano Brito da Justa Neves, confirmou que o órgão realizaria a solicitação de novo edital ainda no primeiro semestre de 2023, o que não ocorreu.
Dentre os motivos para um novo pedido, destaca-se o alto número de vacâncias registradas pelo órgão, conforme explicou o subsecretário ao Direção Concursos. Clique aqui para conferir detalhes!
Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!
Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:
QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.