Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso RS: avança PL que reserva vagas para negros no Judiciário

Concurso RS: avança PL que reserva vagas para negros no Judiciário

O projeto de lei que traz a reserva de vagas para negros em concursos públicos (concurso RS) do Judiciário avançou, conforme comunicado do Sindjus-RS. O projeto foi aprovado na Comissão de Segurança e Serviços Públicos e poderá ser incluído em pauta no Plenário.

O texto aprovado assegura a 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para candidatos que se auto identificam como negros. Você pode conferir o projeto de lei na íntegra aqui.

A pauta tem sido uma luta conjunta do Sindjus junto ao Coletivo pela Igualdade do sindicato (CIRS). De acordo com nota do Sindjus, tema é uma das pauta prioritárias do CIRS.

“A reserva de vagas é uma das ações afirmativas destinadas a corrigir as desigualdades raciais históricas e enfrentar o racismo estrutural, tão presente na sociedade brasileira, e que resulta de um longo e cruel período de escravização do povo negro”, disse sindicato em nota.

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos também podem ser acompanhadas no instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

Panorama concurso TJ RS

De acordo com resposta da Corregedoria-Geral do TJ RS, a comissão do concurso TJ RS tem intenção de realizar a seleção neste ano, presencialmente no “início do segundo semestre”.

A resposta na íntegra foi de que “de ordem, o Dr. Max assumiu recentemente a presidência da comissão e a ideia é realizar o concurso ainda no corrente ano, preferencialmente início do segundo semestre”.

Enquanto isso, o projeto de lei que pede a mudança de escolaridade do cargo de Oficial Justiça continua em andamento.

No dia 5/4, documento passa por última instância administrativa antes de ser repassado para a Assembleia Legislativa.

Além da mudança de escolaridade de nível médio para a exigência em nível superior em Direito, anteprojeto traz alterações na remuneração.

Anteprojeto traz, por exemplo, a incorporação da gratificação de risco de vida ao vencimento básico, aumento do auxílio-condução, prevendo reajusta já a partir de janeiro.

concurso tj rs

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias voltadas para a área de Tribunais. Clique aqui e participe!

Resumo

  • Situação do concurso TJ RS: escolha de banca
  • Cargo: Oficial de Justiça PJ-H
  • Escolaridade: nível médio
  • Banca: a definir
  • Remuneração: até R$ 8 mil
  • Último edital: FAURGS, 2014
  • Último edital TJ RS FAURGS 2014

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
concurso mp am e mais
Concurso TJ RSRSTJ RSconcurso rsconcurso rs 2020concurso rs 2021concurso tj rs 2020concurso tj rs 2021edital tj rsedital tj rs 2020edital tj rs 2021
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.