Brenna Farias • 10/08/2021
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), sancionou o projeto de Lei 165/2021, que suspende o prazo de validade de concursos públicos durante a situação de calamidade no estado, causada pela pandemia do novo coronavírus (concurso RS).
A medida vale para todos os concursos homologados pela administração direta ou indireta do Estado até a data da publicação do Decreto Legislativo 11.220, de 19 de março de 2020.
Iniciativa dos deputados Luiz Fernando Mainardi e Neri o Carteiro, o projeto já havia sido aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa.
Conforme a agora lei complementar, ficam suspensos os prazos de validade dos concursos públicos estaduais entre 19 de março e 31 de dezembro de 2020. A nova lei não impede a convocação dos aprovados nos concursos, assim como a realização de suas demais etapas e fases.
“Então, isso nos dá um pulmão para não ter que começar um concurso do zero, o que leva muito mais tempo, por isso, nos permite ter esse pulmão caso venha a ser necessário e o espaço fiscal do e Estado permita que se faça o chamamento”, destacou o titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.
O governo do Rio Grande do Sul autorizou a realização de diversos concursos públicos, que somam 3.429 vagas. Entre eles, há a previsão do concurso SPGG RS, que foram autorizadas 676 vagas ao todo.
Fontes internas alegaram que a banca do edital está em escolha. O concurso TJ RS será para a classe PJ-H, que pode nomear até 300 candidatos.
Além disso, o projeto de lei que pode alterar a escolaridade do cargo do próximo edital do certame chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O edital pode sair somente após o plano de carreira.
A banca Fundatec foi definida como organizadora do próximo concurso PGE RS (Procuradoria-Geral do Rio Grande do Sul), para as áreas de apoio (servidores) e procurador. Serão ofertadas 109 vagas.
O concurso Seduc RS (Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul) pode ter edital publicado em breve, a comissão já foi formada.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Brenna Farias
*Estagiária sob a supervisão da equipe de jornalismo do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.