Redação Direção Concursos • 22/09/2021
O edital de processo seletivo para professores temporários da Secretaria de estado de Educação do DF foi publicado (concurso SEDF).
As oportunidades são para formação de cadastro de reserva para candidatos de nível superior em diversas especialidades.
Interessados poderão se candidatar por meio do site da banca Quadrix, organizadora do certame, a partir do dia 18 de outubro até 10 de novembro. As provas serão aplicadas no dia 19 de dezembro de 2021.
Veja maiores detalhes do certame navegando pelo índice abaixo:
Veja a análise completa do edital clicando no vídeo abaixo:
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A remuneração é fixada, proporcionalmente, em razão da hora-aula de efetivo trabalho, tendo como referência os vencimentos básicos correspondentes aos padrões iniciais da Carreira Magistério Público do Distrito Federal.
De acordo com o edital, os salários para Professor de Educação Básica – 20 horas é de R$ 1.929,43 e Professor de Educação Básica – 40 horas: R$ 3.858,87, adicionados das gratificações elencadas abaixo:
1. Gratificação de Atividade Pedagógica – GAPED (R$ 578,83 – 20h / R$ 1.157,66 – 40h); 2. Gratificação de Atividade de Alfabetização – GAA;
3. Gratificação de Atividade de Ensino Especial – GAEE;
4. Gratificação de Atividade em Zona Rural – GAZR;
5. Gratificação de Atividade de Docência em Estabelecimento de Ensino Diferenciado – GADEED; e
6. Gratificação de Atividade de Docência em Estabelecimento de Restrição e Privação de Liberdade – GADERL.
Os candidatos ao certame serão avaliados por meio de prova objetiva na data provável do dia 19 de dezembro de 2021, além de avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório.
As provas objetivas serão compostas pelas seguintes disciplinas:
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Domínio da ortografia oficial. 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 4 Domínio da estrutura morfossintática do período. 4.1 Emprego das classes de palavras. 4.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 4.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 4.4 Emprego dos sinais de pontuação. 4.5 Concordância verbal e nominal. 4.6 Regência verbal e nominal. 4.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 4.8 Colocação dos pronomes átonos. 5 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 5.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 5.2 Emprego de tempos e modos verbais. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
LEGISLAÇÃO: 1 Lei Orgânica do Distrito Federal: 1.1 Título I – Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Título II – Da Organização do Distrito Federal. 1.3 Título III – Da Organização dos Poderes. 1.4 Título VI – Da Ordem Social e do meio ambiente. 2 Lei Complementar Distrital no 840/: 2.1 Título V – Dos Deveres. 2.2 Título VI – Do Regime Disciplinar. 2.3 Título VII – Dos Processos de Apuração de Infração Disciplinar. 3 Lei no 8.069/1990 (dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências): 3.1 Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulo I – Do Direito à Vida e à Saúde. Capítulo II – Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade. Capítulo III – Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. 3.2 Título IV – Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. 3.3 Título V – Do Conselho Tutelar. Capítulo I – Disposições Gerais. Capítulo II – Das Atribuições do Conselho. Capítulo III – Da Competência. Capítulo IV – Da Escolha dos Conselheiros. Capítulo V – Dos Impedimentos. 4 Lei no 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência): 4.1 Capítulo IV – Do Direito à Educação.
ATUALIDADES: Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: Ferramentas de colaboração, comunicação, gerenciamento de salas virtuais e de organização do Google Classroom e do Google Meet. 2 CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES (comum para todos os componentes curriculares) (concurso SEDF)
BASES LEGAIS E TEMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DISTRITAL: 1 Constituição Federal, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação. 2 Lei no 9.394/1996 (Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 3 Resolução no 1/2012-CEDF. 4 Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. 5 Políticas Públicas para a Educação Básica. 6 Gestão Democrática. 7 Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). 8 Plano Distrital de Educação (PDE 2015- 2024). 9 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 10 Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos Teóricos. 11 Diretrizes de avaliação educacional: aprendizagem, institucional e em larga escala. 12 Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS: 1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. 1.1 Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 1.2 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 1.3 Planejamento escolar: planos da escola, do ensino e da aula. 2 Currículo: do proposto à prática. 3 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. 4Educação a Distância. 5 Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos. 6. Educação de Jovens e Adultos.7 Educação Integral. 8 Educação do Campo. 9 Educação Ambiental. 10 Fundamentos legais da Educação Especial/Inclusiva e o papel do professor. 11 Educação/sociedade e prática escolar. 12 Tendências pedagógicas na prática escolar. 13 Didática e prática histórico-cultural. 14 A didática na formação do professor. 15 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. 16 Coordenação Pedagógica. 16.1 Coordenação Pedagógica como espaço de formação continuada. 17 Processo de ensino-aprendizagem. 18 Relação professor/aluno. 19 Compromisso social e ético do professor. 20 Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios. 21 Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. 22 Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. 23 O papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 23.1 Função histórico-cultural da escola. 23.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 24 Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. 25 Pedagogia histórico-crítica. 26 Defasagem escolar.
1.1.1 COMPONENTES CURRICULARES: Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Atividades; Biologia; Ciências Naturais; Direito; Educação Física; Enfermagem; Filosofia; Física; Geografia; História; Informática; LEM/Espanhol; LEM/Francês, LEM/Inglês; LEM/Japonês; Língua Portuguesa; Letras Libras; Matemática; Química; Sociologia.
TURNOS: Diurno/Noturno.
1.2.1 COMPONENTES CURRICULARES: Administração; Arte Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Atividades; Biologia; Ciências Naturais; Contabilidade; Direito; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Informática; LEM/Espanhol; LEM/Francês; LEM/Inglês; LEM/Japonês; Língua Portuguesa; Letras Libras; Matemática; Psicologia; Química; Sociologia.
TURNOS: Diurno/Noturno.
1.3.1 COMPONENTES CURRICULARES: Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Atividades; Biologia; Ciências Naturais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; LEM/Espanhol; LEM/Francês; LEM/Inglês; LEM/Japonês; Língua Portuguesa; Letras Libras; Matemática; Química; Sociologia.
TURNOS: Diurno/Noturno.
COMPONENTES CURRICULARES: Administração; Contabilidade; Informática. TURNO: Diurno.
COMPONENTES CURRICULARES: Arte; Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Atividades; Biologia; Ciências Naturais; Educação Física; Enfermagem, Filosofia; Física; Geografia; História; Informática; LEM/Espanhol; LEM/Francês; LEM/Inglês; LEM/Japonês; Língua Portuguesa; Letras Libras; Matemática; Química; Sociologia.
TURNOS: Diurno/Noturno.
1.5.1 COMPONENTES CURRICULARES: Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Atividades; Biologia; Ciências Naturais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Informática; LEM/Espanhol; LEM/Francês; LEM/Inglês; LEM/Japonês; Língua Portuguesa; Letras Libras; Matemática; Química; Sociologia.
TURNOS: Diurno/Noturno.
1.6.1 COMPONENTES CURRICULARES: Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Atividades; Biologia; Ciências Naturais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Informática; LEM/Espanhol; LEM/Francês; LEM/Inglês; LEM/Japonês; Língua Portuguesa; Letras Libras; Matemática; Química; Sociologia.
TURNOS: Diurno/Noturno.
1.7.1 COMPONENTES CURRICULARES: Administração; Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Atividades; Biologia; Biomedicina; Ciências Naturais; Contabilidade; Direito; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Filosofia; Física; Fisioterapia; Geografia; História; Informática; LEM/Espanhol; LEM/Francês; LEM/Inglês; LEM/Japonês; Língua Portuguesa; Letras Libras; Matemática; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Química; Sociologia.
TURNOS: Diurno/Noturno.
1.8.1 COMPONENTES CURRICULARES: Administração; Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Atividades; Biologia; Ciências Naturais; Contabilidade; Direito; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Informática; LEM/Espanhol; LEM/Francês; LEM/Inglês; LEM/Japonês; Língua Portuguesa; Letras Libras; Matemática; Química; Sociologia.
TURNOS: Diurno/Noturno.
COMPONENTES CURRICULARES: Música/Alaúde; Música/Áudio/Gravação, Acústica Musical, Produção Fonográfica, Produção Musical, Trilha Sonora, Áudio/Mixagem, Áudio/Masterização; Informática/Música; Música/Bandolim; Música/Bateria; Música/Canto Erudito; Música/Canto Soprano; Música/Canto Contralto; Música/Canto Tenor; Música/Canto Baixo; Música/Piano Correpetição; Música/Canto Popular; Música/Clarineta; Música/Contrabaixo Acústico Erudito; Música/Contrabaixo Elétrico; Música/Contrabaixo Acústico Popular; Música/Cravo; Música/Fagote; Música/Flauta Doce; Música/Flauta Transversal; Música/Flauta Traverso Barroca; Música/Guitarra; Música/Harpa; Música/Musicografia Braille; Música/Musicografia Digital; Música/Oboé; Música/Percussão Erudita; Música/Piano Erudito; Música/Piano Popular; Música/Saxofone; Música/Trombone; Música/Trompa; Música/Trompete; Música/Tuba ou Bombardino; Música/Viola Caipira; Música/Viola Clássica; Música/Viola da Gamba; Música/Violão Erudito; Música/Violão Popular; Música/Violão 7 Cordas; Música/Violino; Música/Violoncelo; Música /Regência; Música/Arranjo; Música/Cavaquinho; Música/Gaita Cromática.
TURNOS: Diurno/Noturno.
1.9.1 COMPONENTES CURRICULARES: Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Atividades; Biologia; Ciências Naturais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Informática; LEM/Espanhol; LEM/Francês; LEM/Inglês; LEM/Japonês; Língua Portuguesa; Letras Libras; Matemática; Química; Sociologia.
TURNOS: Diurno/Noturno.
1.10.1 COMPONENTES CURRICULARES: Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Biologia; Ciências Naturais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Informática; LEM/Espanhol; LEM/Francês; LEM/Inglês; LEM/Japonês; Língua Portuguesa; Letras Libras; Matemática; Química; Sociologia.
TURNOS: Diurno/Noturno.
1.11.1 COMPONENTES CURRICULARES: Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Atividades; Biologia; Ciências Naturais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Informática; LEM/Espanhol; LEM/Francês; LEM/Inglês; LEM/Japonês; Língua Portuguesa; Letras Libras; Matemática; Química; Sociologia.
TURNOS: Diurno/Noturno.
1.12.1 COMPONENTES CURRICULARES: Artes; Artes/Artes Cênicas; Artes/Artes Plásticas/Visuais; Artes/Dança; Artes/Música; Atividades; Biologia; Ciências Naturais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Informática; LEM/Espanhol;
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