Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso SEDF: MPC DF questiona falta de nomeação de aprovados; entenda!

Concurso SEDF: MPC DF questiona falta de nomeação de aprovados; entenda!

Mais um capítulo sobre o Concurso SEDF! O Ministério Público de Contas do DF apresentou à Corte a Representação nº 13/2023-G4P/ML, que trata de  possíveis irregularidades da Secretaria de Estado de Educação ligadas a falta de nomeações dos aprovados e a constante contratação de professores temporários para o quadro de docentes.

Parquet de Contas identificou possível ilegalidade na utilização pela SEE/DF, de carências remanescentes para motivar a contratação/manutenção de professores temporários, com a interpretação errônea da norma autorizativa da contratação de professores substitutos, bem como com a ausência de adoção de procedimentos necessários visando à ocupação das funções de magistério por professores do quadro efetivo da Pasta, especialmente considerando a existência de candidatos aprovados em concurso público vigente, regulado pelo Edital nº 31/2022 (DODF nº 122, de 1º/7/2022).

Trecho publicado no site do Ministério Público de Contas do DF.

Ainda segundo o MP, a contratação de professores temporários tem sido utilizada pela SEE DF ” não como resultado de uma circunstância transitória, mas sim, de uma política sistemática que, persistentemente, desconsidera os preceitos da Lei nº 4.266/2008″.

Nesse sentido, o órgão pede a atuação do TCDF na fiscalização do ocorrido, de forma em que sejam evitadas as violações aos princípios do concurso público e da legalidade.

Vale lembrar que a secretaria em questão conta, atualmente, com  21 mil servidores efetivos e cerca de 15 mil servidores com contratos temporários. 

Sem tempo para estudar? Veja esse Material Gratuito!

Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!


Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Panorama do Concurso SEDF

Em outubro o Ministério Público elaborou um ofício sobre as denúncias ligadas ao Concurso SEDF (Secretaria de Educação do Distrito Federal).

Dentre as críticas feitas pela instituição estava a não convocação dos aprovados em um certame homologado em 2023, referente as carreiras de Magistério Público e Assistência à Educação. Na ocasião, a SEE/DF estava organizando um novo Processo Seletivo para a contratação de professor temporário.

Vale lembrar que o último concurso para efetivos foi organizado pelo Instituto Quadrix e ofertou 4.254 vagas para as seguintes carreiras:

  • Professor de Educação Básica:
    • 776 vagas imediatas
    • 3.104 cadastro reserva
  • Pedagogo – Orientador Educacional
    • 20 vagas imediatas
    • 80 cadastro reserva
  • Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional
    • 16 vagas imediatas
    • 258 cadastro reserva

Resumo do concurso SEDF

  • Situação: edital autorizado para temporários
  • Vagas: a definir
  • Cargos: professor substituto
  • Salários iniciais: R$ 3.858,87 (último edital)
  • Último edital de temporários

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Adriele Silva

Adriele Silva

Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.