Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso SEED PR: confira o que estudar; 1.256 vagas!

Concurso SEED PR: confira o que estudar; 1.256 vagas!

O concurso SEED PR (Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná) disponibiliza 1.256 oportunidades para o cargo de professor, com salário inicial de R$ 1.951,66, além de benefícios.

Os interessados poderão realizar as inscrições através do site da banca IBFC, entre os dias 10 de abril e 9 de maio, mediante pagamento de taxa no valor de R$100,00 para uma inscrição ou R$ 160,00 para duas inscrições. Já as provas, estão marcadas para o dia 18 de junho.

Confira, a seguir, qual será oconteúdo cobrado nas provas do concurso SEED PR e acelere sua preparação para esta oportunidade!

Quer saber tudo sobre a área de educação? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? A área educacional tem uma grande importância na sociedade, auxiliando crianças, adolescentes e adultos nas suas formações. Se esse é o seu sonho, não perca tempo! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para os concursos da Educação:

Acesse o canal do Telegram da área educacional

Concurso SEED PR: o que estudar?

De acordo com o edital, serão cobradosos seguintes conteúdos:

Conhecimentos comuns a todos os cargos

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS:

  1. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR: documentos curriculares do Paraná e o seu Quadro Organizador; plano de aula, relação entre o planejamento da aula e o atendimento dos objetivos de aprendizagens, relação entre o desenvolvimento das competências gerais e específicas e as estratégias/metodologias utilizadas pelo professor e a avaliação.
  2. A METODOLOGIA VIABILIZANDO A APRENDIZAGEM: as estratégias de ensino, sua correlação com os recursos didáticos; observação de sala de aula: estratégias de construção de parceria com o pedagogo; a importância das Metodologias Ativas; plataformas educacionais como meio para desenvolver habilidades.
  3. A GESTÃO DE SALA DE AULA: a importância do Tripé (Organização da Coletividade, Cuidado com as Relações Interpessoais e Mediação do Conhecimento); estratégias de gestão do tempo e da aprendizagem; a importância do clima escolar para a construção do respeito e de um ambiente acolhedor para a formação do estudante.
  4. A AVALIAÇÃO E A RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM: avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa; recuperação de estudos e reavaliação; critérios, instrumentos e intencionalidade da avaliação escolar.

Estatuto da Criança e do Adolescente

  1. Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente): Arts. 56, 232 e 245.

Conhecimentos específicos

Arte:

  1. Artes visuais: Renascimento 1.1. Características do movimento. 1.2. Contexto histórico 1.3. Principais artistas.
  2. Artes visuais: Modernismo brasileiro 2.1. Características do período. 2.2. Contexto histórico. 2.3. Principais artistas. 2.4. Semana de Arte Moderna.
  3. Artes visuais: Vanguardas europeias 3.1. Contexto histórico. 3.2. Cubismo 3.2.1. Características do movimento. 3.2.2. Principais artistas. 3.3. Expressionismo 3.3.1. Características do movimento. 3.3.2. Principais artistas. 3.4 Dadaísmo. 3.4.1. Características do movimento. 3.4.2. Principais artistas.
  4. Artes visuais: Arte conceitual 4.1. Contexto histórico. 4.2. Características. 4.3. Fluxus.
  5. Elementos da linguagem teatral: 5.1. Ator/personagem. 5.2. Espaço cênico. 5.3. Ação. 5.4. Figurino. 5.5. Cenário 5.6. Texto dramático. 5.7. Sonoplastia.
  6. Teatro na antiguidade clássica: 6.1. Espaço cênicos. 6.2. Tragédia. 6.2.1. Características da tragédia grega. 6.3. Comédia. 6.3.1. Características da comédia.
  7. Elementos da música e do som 7.1. Timbre. 7.2. Intensidade. 7.3. Altura. 7.4. Densidade. 7.5. Duração. 7.6. Melodia. 7.7. Ritmo. 7.8. Harmonia.
  8. Música na Idade Moderna 8.1. Renascença. 8.1.2. Características do movimento. 8.2. Barroco. 8.2.2. Características do movimento.
  9. Música MPB 9.1. Tropicália. 9.1.1. Características das obras. 9.2. Jovem Guarda. 9.2.1. Características das obras. 9.3. Música de protesto.
  10. Dança elementos da linguagem 10.1. Movimento corporal (fluxo, giro, saltos, eixo). 10.2. Espaço (níveis, direção, dimensão). 10.3. Tempo (rápido, lento, moderado).

Biologia:

  1. Metodologia Científica: origens, desenvolvimento, importância.
  2. Teorias sobre a Origem da Vida na Terra: geração espontânea, biogênese, panspermia, endossimbiose, História da Ciência.
  3. História evolutiva humana: biologia, ecologia, diversidade genética e comportamento.
  4. Doenças infecciosas (re)emergentes: fatores ambientais, tecnologias médicas, evolução dos microrganismos, epidemiologia.
  5. Vacinas: imunologia, história, Programa Nacional de Imunizações.
  6. Fundamentos da Genética: ferramentas genômicas, genética humana, mutações, ciclo celular, conceitos.
  7. Síndromes Genéticas: História da Ciência, tipos de doenças genéticas, frequência, diagnóstico.
  8. Metabolismo energético: anabolismo, catabolismo; compostos; fotossíntese, quimiossíntese, respiração celular, fermentação, etc.
  9. Fundamentos da Ecologia: Sociedade e Ambiente, Economia, agroecologia, ciclos biogeoquímicos, conceitos.
  10. Taxonomia: nomenclatura biológica; história, aplicações, princípios e regras.

Ciências:

  1. Características gerais comparativas entre os grupos animais e vegetais.
  2. Relações entre os seres vivos de um ecossistema.
  3. Cadeia alimentar e transferência de energia.
  4. Doenças causadas por microrganismos e vermes parasitas: ciclo biológico, contágio, sintomas e prevenção.
  5. Métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
  6. Aspectos morfofisiológicos do sistema digestório, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema excretor, sistema nervoso, sistema endócrino, sistema esquelético, sistema muscular, sistema imunológico, sistema reprodutor masculino e feminino.
  7. Trabalho e potência; circuito elétrico.
  8. DNA, Genes e Cromossomos; Hereditariedade; Leis de Mendel.
  9. Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo.
  10. Funções químicas (Óxido, Ácido, Base e Sal).

Educação Física:

  1. Danças criativas, danças urbanas, danças circulares e danças de salão.
  2. Lutas do Brasil e lutas do mundo.
  3. Jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos, jogos dramáticos e jogos cooperativos.
  4. Ginástica circense, ginástica de condicionamento físico e ginástica de conscientização corporal.
  5. Esportes de marca, esportes de precisão, esportes técnico-combinatórios, esportes de invasão e esportes de rede/parede.
  6. Práticas corporais de aventura urbanas e práticas corporais de aventura na natureza.
  7. Esportes, ginásticas, lutas/artes marciais, jogos e brincadeiras, danças, mídias e culturas digitais.
  8. Práticas corporais, vida de qualidade, saúde, lazer e sociedade.
  9. Contextos históricos e culturais dos esportes, ginásticas, lutas/artes marciais, jogos e brincadeiras, danças e práticas corporais de aventura.
  10. Práticas corporais de aventura, estilo de vida e desenvolvimento sustentável.

Clique aqui para acessar o conteúdo programático completo!

Quer saber detalhes de como serão realizadas as provas e etapas do concurso SEED PR? Clique aqui para saber mais!

Resumo do concurso SEED PR

  • Banca organizadora: IBFC
  • Cargo ofertado: professor
  • Escolaridade: nível superior
  • Salários iniciais: R$ 1.951,66 mais benefícios
  • Vagas: 1.256
  • Taxa de inscrição:
    • R$100,00 para uma uma inscrição; e
    • R$160,00 para duas inscrições
  • Inscrições: 10/4 até 9/5
  • Provas: 18/6
  • Edital

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.