Adriele Silva • 18/09/2023
Atualizações no cenário do Concurso Sefaz DF! Nesta terça-feira (19/09), os auditores fiscais da SEFAZ DF (Secretaria de Fazenda do Distrito Federal) iniciarão a operação-padrão, que prevê a entrega de 130 cargos comissionados (relativos a cargos de chefia) em ato de manifestação contrária as atuais condições de trabalho e salário dos profissionais.
De acordo com o o presidente do Sindifisco-DF, Rubens Roriz, a insatisfação coletiva deve-se à insatisfação com a estrutura da Sefaz DF, os baixos salários e o alto índice de evasão dos novos auditores, que optam por outras governos estaduais com salários melhores, e dos antigos profissionais, que estão próximos ao período de aposentadoria.
Vale lembrar que, após 20 anos sem novos profissionais na SEFAZ DF, o Governo do Distrito Federal (GDF) nomeou 175 auditores aprovados em concurso público. Apesar disso, passados 18 meses, 40 deles migraram para outros estados por conta das condições remuneratórias mais atrativas: “Ou seja, 22% dos novos auditores, em pouco mais de um ano, já não estão mais na Sefaz-DF”, enfatizaram os sindicatos Sinafite-DF e Sindifisco-DF.
Atualmente o Distrito Federal possui cerca de 400 auditores fiscais da Receita responsáveis por 450 mil contribuintes, sendo que o ideal, segundo Ruens Roriz, seria 600.
Em maio de 2023, representantes da categoria já alertavam sobre o risco de “apagão” no Fisco do Distrito Federal, tendo em vista a evasão de servidores.
Nesse sentido, é importante mencionar que, em contato com o Direção Concursos, , o órgão afirmou que um novo certame estaria em fase de instruções técnicas, ou seja, uma fase preparatória. Vale mencionar, também, que a previsão de Orçamento de 2024 é que ocorram 366 nomeações para o cargo de Técnico de Gestão Fazendária.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Em busca de melhores condições de trabalho, os auditores fiscais da Sefaz DF iniciam, nesta terça-feira (19), a operação-padrão, que visa a fiscalização de todas as mercadorias que passam pelo Distrito Federal.
Por conta da carência de profissionais na área, a fiscalização rotineira é feita por amostragem, o que reduz a formação de longas filas de espera. Agora, com o início da manifestação sindical, os auditores analisarão, de forma individual, todas as mercadorias e notas fiscais, o que possivelmente deve interferir no fluxo de todos os setores ligados a estes trabalhos.
O concurso Sefaz DF mais recente aconteceu no ano de 2019 e foi organizado pela banca Cebraspe.
Na ocasião, o certame foi destinado ao provimento de 40 vagas imediatas, além de 80 vagas de cadastro reserva para o cargo de Auditor Fiscal da Receita do Distrito Federal.
As provas foram compostas por questões das seguintes disciplinas:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.