Mateus Melis • 03/11/2021
Foi aprovado em primeiro turno na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira, 3 de novembro, a PEC 32/2019, que cria a Polícia Penal no estado (concurso Sejus ES).
O projeto ainda precisa ser votado em segundo turno na casa legislativa para poder compor o texto constitucional do estado. (concurso Sejus ES)
Para o deputado Capitão Assumpção, a PEC é fundamental para valorização da categoria:
“É primordial que tenhamos profissionais com atribuições reconhecidas na Constituição. São policiais e devem ser reconhecidos assim. Já é uma realidade em muitos estados e vai ser assim no Espírito Santo”, afirma.
Conforme demonstrado pela Assembleia Legislativa do estado, atualmente estão ativos 3.255 inspetores penitenciários na Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Desses, 1.921 são efetivos e outros 1.334 são de designação temporária.
A aprovação foi comemorada pelo Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Estado do Espírito Santo (Sindaspes):
O concurso Sejus ES (Secretaria de estado da Justiça do estado do Espírito Santo), para o cargo de inspetor penitenciário, que poderá vir a ser o novo cargo de policial penal, está autorizado para o provimento de 600 vagas.
A última informação que se tem sobre essa seleção (concurso Sejus ES) é que o edital está previsto para ser publicado até fevereiro de 2022. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Justiça, Marcello Paiva de Mello:
Além das vagas imediatas autorizadas, segundo o secretário, esse edital também terá a formação de cadastro de reservas. O salário é de R$ 3.107,65, além de R$ 300 de auxílio refeição.
O edital concurso Sejus ES pode exigir os seguintes requisitos dos candidatos:
I – ter ensino médio completo;
II – ser portador da Carteira Nacional de Habilitação, Categoria de Habilitação “B” ou superior;
III – ter altura mínima de 1,65m (um vírgula sessenta e cinco metros), se homem e 1,60m (um vírgula sessenta metros), se mulher”.
O último concurso Sejus ES foi realizado em 2012.
Para mais detalhes do antigo certame, clique aqui!
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.