Juliane Freitas • 13/07/2022
O concurso TCE AL (Tribunal de Contas de Alagoas) poderá ter seu edital publicado a qualquer momento! O extrato do contrato entre o órgão e a banca organizadora, Fundepes, foi publicado em Diário Oficial nesta quarta-feira, 13 de julho.
De acordo com o documento, o concurso constará de provas objetivas para todos os cargos, compostas por 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. Serão 60 questões no bloco de conhecimentos gerais, comuns a todos os cargos, e 40 questões no bloco de conhecimentos específicos, para cada área disponibilizada.
Confira, a seguir, o extrato do contrato:
O concurso TCE AL irá ofertar vagas de nível superior para os seguintes cargos:
Apesar de não haver notícias concretas a respeito do quantitativo de vagas, vale lembrar que em abril entrou em vigor a Lei Estadual n° 8.661/22, que criou diversos cargos no órgão. Confira como ficaram os novos cargos, de acordo com a lei:
Portanto, este pode ser um indicativo do número de vagas a ser ofertado no próximo edital.
Os candidatos serão avaliados a partir da realização de uma única etapa: a prova objetiva, a ser realizada na cidade de Maceió-AL.
Em relação à remuneração, segundo informações do portal da transparência do órgão, os salários iniciais oferecidos para o cargo de Agente de Controle Externo é de R$ 7.000,00. Ao final da carreira o valor pode chegar a até R$ 11.000,00, além de benefícios.
É importante mencionar que a carreira é divida em quatro classes, contendo 28 níveis de progressão, no total.
A Lei Estadual nº 8.661, de 26 de abril de 2022, criou os cargos que serão disponibilizados no concurso TCE AL. Confira, a seguir detalhes dos requisitos exigidos dos candidatos para concorrerem aos cargos, bem como suas respectivas atribuições:
Requisito: nível superior em Ciência Contábeis.
Atribuições: elaborar os serviços de contabilidade do TCE/AL, executando e assessorando trabalhos de ordem técnica no campo contábil, financeiro, orçamentário e tributário.
Requisito: nível superior – áreas específicas.
Atribuições: I – execução, realização e supervisão da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial, atos de pessoal com fins de registro, obras e serviços de engenharia, incluída a análise na área ambiental, e de gestão dos Poderes Judiciário, Legislativo, Executivo Estadual e Municipal; II – realização e supervisão de inspeções, elaboração, instrução processual, estudos, pesquisas, relatórios, pareceres e notas técnicas sobre matéria relacionada ao controle externo.
Requisito: nível superior qualquer área de formação.
Atribuições: comprovar a legalidade da gestão orçamentária, financeira, patrimonial e fiscal, no âmbito do TCE/AL, bem como da aplicação das subvenções e dos recursos públicos, fiscalizar o cumprimento do disposto na Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000 e emitir relatório de análise de gestão, utilizando-os para elaboração de relatórios e pareceres destinados ao Presidente do TCE/AL.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!
Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.
Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!
Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.