As inscrições poderão ser feitas no portal da banca Cebraspe de 16/1 a 6/2. Para homologar a inscrição, o candidato deverá efetuar o pagamento de taxa no valor de R$ 100,00.
Conforme indicado pelo edital, o candidato pode solicitar a isenção do valor da taxa de inscrição. Mas de que forma esse pedido pode ser feito?
Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o candidato deve se encaixar em alguma das seguintes possibilidades:
Inscrito no CadÚnico, conforme a Lei Estadual nº 9.652/2011. É necessário:
a) preenchimento do requerimento disponível no aplicativo de inscrição com a indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico;
b) preenchimento eletrônico de declaração de que é membro de família de baixa renda (declaração de hipossuficiência), nos termos do Decreto nº 11.016/2022.
Doador de medula óssea, conforme a Lei Estadual nº 10.607/2016. É necessário:
a) comprovação do cadastro do candidato como doador de medula óssea junto à entidade coletora desse material ou junto à entidade responsável pelo cadastro de doadores de medula óssea, por meio de documento expedido pela entidade coletora ou pela entidade responsável pelo cadastro de doadores de medula óssea;
b) declaração firmada por escrito e assinada pelo candidato de que não usufruiu do benefício nos últimos 24 meses, contados a partir da data de encerramento das inscrições.
Pessoa isenta de declaração de imposto de renda e que comprove que a renda familiar é inferior a dois salários mínimos, conforme a Lei Estadual nº 10.822/2018. É necessário:
a) comprovante de isenção da apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física;
b) declaração firmada por escrito e assinada pelo candidato de que a soma de renda familiar mensal é de até dois salários mínimos.
Eleitores que prestaram serviço no período eleitoral para a Justiça Eleitoral estadual, conforme a Lei Estadual nº 11.196/2020. É necessário:
comprovar o serviço prestado à Justiça Eleitoral por, no mínimo, dois eventos eleitorais (eleição, plebiscito ou referendo), consecutivos ou não.
Pessoa com deficiência, assim definidas na Lei Federal nº 13.146/2015 e conforme a Lei Estadual nº 11.233/2021. Conforme indicado no edital do concurso TJ ES, é necessário:
laudo médico, cuja data de emissão seja, no máximo, nos 12 meses anteriores à data de publicação deste edital, que deve atestar a espécie e o grau ou o nível de sua deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência e a indicação de órteses, próteses ou adaptações, se for o caso. Deve, ainda, conter a assinatura e o número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM), conforme modelo disponível no Anexo II deste edital.
Doador de sangue, conforme a Lei Estadual nº 11.635/2022. Para isso é necessário apresentar:
Documento emitido por órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou Municípios do Estado do Espírito Santo que comprove a doação de sangue, por, no mínimo, três vezes em um período de 12 meses, a contar da data de publicação.
É importante reforçar que o período de solicitação para isenção é menor que o período de inscrição do próprio certame. Para solicitar a isenção, o candidato deve efetuar o pedido por meio do portal da banca Cebraspe, no período entre 16/1 a 23/1.
TSE Unificado, Tribunais de Justiça, TRTs e TRFs… 2023 definitivamente é o ano dos tribunais. Para se diferenciar da multidão que vai fazer essas provas você PRECISA se diferenciar.
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.