Larissa Lustoza • 21/08/2019
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) confirmou à imprensa especializada que o edital para o concurso TJ RJ deverá ser publicado até janeiro de 2020.
A área de apoio terá cerca de 100 vagas para provimento imediato (contando, ainda, com um cadastro de reservas) e as provas estão previstas para acontecerem até junho (2020).
A informação, trazida pela Folha Dirigida, foi dada pelo desembargador Cláudio de Mello Tavares, presidente do TJ RJ.
“O edital do concurso TJ RJ deverá ser publicado DEZEMBRO ou, no máximo, em JANEIRO. A provas serão realizadas ainda no PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020”.
Foram confirmadas, além das vagas (100 para provimento imediato), a distribuição das vagas entre os cargos de Técnicos Judiciários (sem especialidade) e Analistas Judiciários (diversos).
Pelo telefone, o Sindicato de Servidores do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (Sindjustiça-RJ) havia confirmado para a equipe de jornalismo do Direção Concursos que o TJ RJ teria edital no final do ano e que as vagas serão para Analista Judiciário (sem especialidade – Direito, Contabilidade e Economia).
Além disso, confirmou que há comissão sendo formada.
Reforça-se que a informação que o edital seria para Analista Judiciário (sem especialidade) foi oferecida pelo Sindicato e o tribunal, até então, não tinha se manifestado a respeito.
A comissão formada será responsável por elaborar os estudos referentes a realização de seleção, dando parecer se há necessidade ou não. O presidente do TJ RJ, então, deve autorizar a realização do certame, caso seja firmado pela comissão.
Uma vez confirmado pelo presidente, a comissão organizadora montará um documento com todas informações essenciais para a realização do certame, como etapas, conteúdos e afins.
Esse projeto-básico será repassado para as empresas organizadoras, das quais uma será selecionada. Daí, resta a espera pelo edital.
Lembando que o próprio presidente do TJ RJ havia confirmado, em entrevista, que tinha o desejo de realizar novo concurso ainda este ano.
Recentemente, o TJ RJ suspendeu o ato normativo que impedia convocações do último concurso de 2014. Com isso, o tribunal realizou diversas nomeações, sendo a última anunciada em maio com chamada de 109 remanescentes.
Entretanto, as convocações não suprimem o déficit do órgão. Segundo a Corregedoria-Geral da Justiça, cerca de 480 ocupantes já haviam requerido a aposentadoria neste ano.
E, segundo o último levantamento, realizado em 2018, já existiam 1,5 mil cargos vagos para Técnicos e mais de 800 para Analistas.
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.