
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) confirmou à imprensa especializada que o edital para o concurso TJ RJ deverá ser publicado até janeiro de 2020.
A área de apoio terá cerca de 100 vagas para provimento imediato (contando, ainda, com um cadastro de reservas) e as provas estão previstas para acontecerem até junho (2020).
A informação, trazida pela Folha Dirigida, foi dada pelo desembargador Cláudio de Mello Tavares, presidente do TJ RJ.
Às 16h, estaremos ao vivo com um panorama completo sobre o concurso TJ RJ. Fique de olho!
Nas palavras do presidente:
“O edital do concurso TJ RJ deverá ser publicado DEZEMBRO ou, no máximo, em JANEIRO. A provas serão realizadas ainda no PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020”.
Foram confirmadas, além das vagas (100 para provimento imediato), a distribuição das vagas entre os cargos de Técnicos Judiciários (sem especialidade) e Analistas Judiciários (diversos).
Confira a distribuição:

Sindicato previa apenas vagas para Analistas Judiciários sem especialidade…
Pelo telefone, o Sindicato de Servidores do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (Sindjustiça-RJ) havia confirmado para a equipe de jornalismo do Direção Concursos que o TJ RJ teria edital no final do ano e que as vagas serão para Analista Judiciário (sem especialidade – Direito, Contabilidade e Economia).
Além disso, confirmou que há comissão sendo formada.
Reforça-se que a informação que o edital seria para Analista Judiciário (sem especialidade) foi oferecida pelo Sindicato e o tribunal, até então, não tinha se manifestado a respeito.
E, agora, quais os próximos passos?
A comissão formada será responsável por elaborar os estudos referentes a realização de seleção, dando parecer se há necessidade ou não. O presidente do TJ RJ, então, deve autorizar a realização do certame, caso seja firmado pela comissão.
Uma vez confirmado pelo presidente, a comissão organizadora montará um documento com todas informações essenciais para a realização do certame, como etapas, conteúdos e afins.
Esse projeto-básico será repassado para as empresas organizadoras, das quais uma será selecionada. Daí, resta a espera pelo edital.
Lembando que o próprio presidente do TJ RJ havia confirmado, em entrevista, que tinha o desejo de realizar novo concurso ainda este ano.
Mesmo com convocações do último concurso, reposição é necessária
Recentemente, o TJ RJ suspendeu o ato normativo que impedia convocações do último concurso de 2014. Com isso, o tribunal realizou diversas nomeações, sendo a última anunciada em maio com chamada de 109 remanescentes.
Entretanto, as convocações não suprimem o déficit do órgão. Segundo a Corregedoria-Geral da Justiça, cerca de 480 ocupantes já haviam requerido a aposentadoria neste ano.
E, segundo o último levantamento, realizado em 2018, já existiam 1,5 mil cargos vagos para Técnicos e mais de 800 para Analistas.
Resumo concurso TJ RJ
- Banca: indefinida
- Cargos: Analista Judiciário (diversos) e Técnico Judiciário
- Nível: ensino médio e superior
- Último concurso: 2014, banca FGV
- Previsão de edital: dezembro 2019/ janeiro 2020
- Provas: até junho/ 2020
- Pacotes completos: Técnico de Atividade Judiciária – Sem Especialidade

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: