Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TJ RS: servidores protestam contra retorno de atividades

Concurso TJ RS: servidores protestam contra retorno de atividades

O Tribunal de Justiça do Rio Grande retomou as atividades no início desta semana, seguindo a recomendação do CNJ, mas o retorno foi acompanhado de protestos de servidores.

Nem todas as comarcas foram reabertas e as atividades estão voltando aos poucos. Nesta matéria, você vai entender sobre a razão das manifestações e o que se esperar do concurso TJ RS com o retorno.

Sobre os protestos dos servidores

As atividades do TJ RS começaram a ser retomadas no dia 15 de junho, seguindo critérios que avaliavam a gravidade de possível contaminação do coronavírus. Comarcas que entraram na classificação de bandeira vermelha permanecem em trabalho remoto (home office).

Já as comarcas que não são classificadas como bandeiras vermelhas, retornam às atividades presenciais de forma gradual. Ao todo, no dia 15 de junho, 122 comarcas retornaram ao trabalho presencial.

A princípio, somente foi retomado o trabalho interno. O atendimento ao público está previsto para recomeçar no dia 29/6 e de forma restrita.

Segundo o presidente do TJ RS, em nota no site do tribunal, foram levadas em consideração todas as medidas médicas e sanitárias.

“Estamos tomando todos os cuidados possíveis para enfrentar este inimigo invisível que é o coronavírus. Retornamos de maneira gradual, levando em consideração a resolução do CNJ e as autoridades médicas e sanitárias do Estado, em preocupação com a saúde de todos“, disse o presidente do TJ RS.

No entanto, servidores de algumas comarcas reabertas protestaram sobre o perigo de contaminação do coronavírus.

Entidades alegaram que a abertura ia de encontro com o aumento de casos de coronavírus no estado do Rio Grande do Sul e estavam preocupados com a data prevista para abertura ao público.

Segundo representante do Sindicato de Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul, o primeiro dia de retorno das atividades apresentou diversos problemas, como filas de servidores e de trabalhadores terceirizados.

“O objetivo da campanha é que eles reconsideram a decisão de reabertura no dia 29 e para que mantenham os servidores em teletrabalho, como a gente vinha fazendo até agora, até que haja uma decaída na curva do contágio”, disse o representante do sindicato em entrevista ao jornal Sul21.

A equipe de jornalismo entrou em contato com o TJ RS para um posicionamento, mas não recebeu resposta até o momento de publicação.

E o concurso TJ RS? O que esperar?

A volta das atividades do TJ RS, mesmo que sob protestos, é uma esperança ao concurseiro que aguarda o concurso TJ RS. Isto porque a última informação sobre o certame era que ele estava em fase de escolha de banca e já até havia uma empresa que estava a frente das outras, a Ibade.

No entanto, o tribunal ainda precisava avaliar as propostas das outras empresas.

O concurso TJ RS para o cargo de Oficial de Justiça (PJ-H) e Assistente Social. Esta carreira de Oficial de Justiça é diferente da do último concurso, realizado em 2019 e só exige nível médio.

São esperados que mais de 100 aprovados sejam chamados, devido ao alto número de cargos vagos na carreira. O cargo de Oficial de Justiça PJ-H, que só exige nível médio concluído, possui remuneração inicial por volta de R$ 8 mil.

Independentemente, é importante começar a se preparar para o concurso TJ RS. Por isso, confira os pacotes específicos do Direção Concursos para esta seleção:

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

Resumo concurso TJ RS

  • Situação: escolha de banca
  • Banca: a definir
  • Vagas: a definir
  • Escolaridade: nível médio
  • Remuneração: até R$ 8 mil
concurso tj rs
Materiais do Direção + questões do QConcursos!
concurso tj rs 1
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.