
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ RS) deu mais um passo importante rumo à abertura de um novo concurso público para a área de apoio especializado. A formação da comissão foi oficializada na última sexta-feira (19/12) por meio da Portaria nº 203/2025-P, publicada no Diário da Justiça Eletrônico.
O grupo será responsável por coordenar e acompanhar todas as etapas do certame, que visa preencher vagas para Analista do Poder Judiciário em áreas como Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
A equipe terá papel fundamental na organização do concurso, incluindo a escolha da banca organizadora, elaboração do edital, acompanhamento das provas e demais fases da seleção. A portaria estabelece que a designação entra em vigor no primeiro dia útil após a publicação.
Apesar do avanço, ainda não há informações sobre o número de vagas que serão ofertadas.
Enquanto isso, o TJ RS ainda está com concurso em andamento, ofertando oportunidades em cadastro reserva para os cargos de Técnico e Analista Judiciário. As provas foram aplicadas no final de novembro.
Confira, abaixo, publicação em Diário da Justiça:

Tenha a rotina de um aprovado!
O Direção Concursos preparou para você um Ebook feito pelo professor Erick Alves, com dicas para ter a rotina e organização de um aprovado. Não perca esta oportunidade!
Basta clicar no botão, a seguir e baixar seu material gratuito!
Panorama do concurso TJ RS
Como mencionado anteriormente, o TJ RS está com concurso em andamento. Organizado pela FGV, o certame oferta oportunidades em cadastro reserva para os cargos de Técnico e Analista Judiciário. O salário inicial é de até R$ 9.226,01.
As oportunidades são para as áreas seguintes:
- Analista do Poder Judiciário – Área Administrativa (Nível Superior)
- Analista do Poder Judiciário – Área Judiciária (Nível Superior)
- Técnico do Poder Judiciário – Área Administrativo-Judiciária (Nível Médio)
As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Alegrete, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santo Ângelo, em dias distintos, sendo:
- Analista: 23 de novembro de 2025, das 13h às 17h.
- Técnico: 30 de novembro de 2025, das 13h às 17h.
Critérios de aprovação na prova:
- Analistas: mínimo de 13 acertos em Língua Portuguesa, 6 em Legislação, 7 em Noções de Análise de Dados e IA, 22 em Conhecimentos Específicos e 48 no total da prova.
- Técnico: mínimo de 17 acertos em Língua Portuguesa, 14 em Raciocínio Lógico, 10 em Legislação, 7 em Noções de Análise de Dados e IA e 48 no total da prova.
- Para candidatos PcD, negros e indígenas, as notas mínimas de aprovação serão 20% menores que as exigidas para ampla concorrência.
Mantenha-se informado!
O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.
Resumo do concurso TJ RS
- Situação: comissão formada
- Vagas: a definir
- Cargos: Analista do Poder Judiciário – Apoio Especializado
- Escolaridade: nível superior
- Salários: R$ 9.226,01
- Último edital
Inicie agora seus estudos rumo à aprovação!
Tudo que você precisa para sua aprovação em um só lugar. Conheça as Assinaturas do Direção e tenha acesso aos cursos mais completos com os melhores professores!
✅ Cursos completos com videoaulas
✅ Materiais atualizados e exercícios
✅ Plataforma inteligente de estudos
✅ Resumo direcionados
✅Tira-dúvidas direto com professores
ASSINATURAS DO DIREÇÃO
CONFIRA E ASSINE AGORA!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: