Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TJ RS: plano de carreira é aprovado na AL RS

Concurso TJ RS: plano de carreira é aprovado na AL RS

Após ser retirado de pauta no último dia 26, o novo Plano de Cargos e Carreiras (PCCS) dos servidores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (concurso TJ RS) foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O projeto agora segue para sanção do governador do estado, Eduardo Leite.

Entre as mudanças importantes há a criação dos seguintes cargos:

  • Analista do Poder Judiciário, classes A, B e C;
  • Técnico do Poder Judiciário, classes A, B e C;
  • Oficial de Justiça Estadual, classes A, B e C;
  • Analista de Tecnologia da Informação, classes A, B e C; e
  • Técnico de Tecnologia da Informação, classes A, B e C.
concurso tj rs

A distribuição de carreiras por cada classe, de acordo com o PCCS, ficou da seguinte forma:

Além da mudança de escolaridade de nível médio para a exigência em nível superior em Direito, anteprojeto traz alterações na remuneração. Confira:

O texto prevê, também, a incorporação da gratificação de risco de vida ao vencimento básico, aumento do auxílio-condução, prevendo reajusta já a partir de janeiro. Veja maiores detalhes!

Importante ressaltar que o desembargador do TJ RS, Eduardo Uhlein, explicou ao Direção Concursos, em janeiro de 2021, que mudança de escolaridade só afetará o próximo concurso público dependendo da celeridade da aprovação do projeto. Veja aqui!

Confira na íntegra a PL 147/2021, que alterou o PCCS dos servidores do judiciário do Rio Grande do Sul!

Quer saber tudo sobre a área de tribunais? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para os concursos dos tribunais:

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DOS TRIBUNAIS NO TELEGRAM

Concurso TJ RS: certames

Vale a pena ressaltar que no início do ano o contrato com a banca organizadora do concurso TJ RS para o carga da Analista foi suspenso. O certame ia trazer vagas para Engenheiro Civil, Desenhista e Técnico em Informática.

Com o PCCS, os cargos de Engenheiro Civil e Técnico em Informática foram reaproveitados para as áreas de Técnico do Poder Judiciário (Apoio Especializado) e Analista de Tecnologia da Informação. Já o cargo de Desenhista foi extinto.

 Na reunião com a ABOJERIS (realizada em 14 de outubro), a corregedora-geral da justiça, Desembargadora Vanderlei Tremeia Kubiak, repassou a informação de que um novo concurso para o cargo de Oficial poderia acontecer, dependendo somente da aprovação da ACCS na Assembleia.

De acordo com a Desembargadora, um novo edital do concurso TJ RS para o cargo de Oficial pode ser lançado ainda em 2021, com provas em 2022. O mesmo vale para o certame para provimento de vagas da carreira de Analista.

concursos publicos
Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.