Mateus Melis • 08/03/2023
As inscrições do concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) já estão abertas e os concurseiros podem efetuar suas respectivas inscrições no portal da banca Vunesp. O valor da taxa é de R$ 81,00.
O certame é destinado ao provimento de 400 vagas para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário (cargo de nível médio). O salário inicial do aprovado será de R$ 5.480,54 (além de diversos benefícios).
Uma dúvida que muitos concurseiros têm feito é em relação ao aproveitamento do conteúdo estudado para o concurso MP SP para o edital do TJ SP. Mas afinal, é possível aproveitar os estudos do Ministério Público para o Tribunal de Justiça?
A resposta é sim. É possível aproveitar os estudos de um edital para o outro. Para isso, mostramos agora as matérias que os dois editais possuem em comum:
Para responder a esta pergunta, conversamos com o professor do Direção Concursos e especialista em editais da área de Tribunais, Douglas Oliveira.
De acordo com o professor, o candidato precisa prestar atenção aos artigos não cobrados pelo MP SP, como os 173 artigos de Normas da Corregedoria, 62 artigos a mais em Direito Administrativo, 262 artigos a mais em Processo penal e 393 artigos a mais em Processo Civil. Além das matérias, o candidato do concurso TJ SP também deve reforçar os estudos nos artigos do Estatuto da Pessoa com Deficiência que serão exigidos na prova objetiva.
Ainda de acordo com o professor, o candidato do concurso MP SP que for prestar o concurso TJ SP pode sair com uma pequena vantagem, afinal o concurseiro está há mais tempo se preparando para o certame do Ministério Público.
“Já está estudando há mais tempo e com a dedicação de quem está com a prova marcada e edital publicado, contando agora com dois meses e meio para estudar os pontos exclusivos do TJSP, já que a maior parte do que estudou para oficial de promotoria será aproveitado para o TJSP”, relatou.
Apesar da pequena vantagem, Douglas Oliveira reforça que o concurseiro que deseja aproveitar os estudos do MP SP para o concurso TJ SP deve recalcular o cronograma e fazer os ajustes necessários para buscar a melhor nota possível no edital do Tribunal de Justiça de São Paulo.
As inscrições do TJ SP ficam abertas até o dia 28/3!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.