PUBLICIDADE

Concurso TJ SP: presidente prevê menos nomeações de Escreventes

Atualmente, o TJSP conta com 32.654 escreventes em atividade

Por

Juliane Freitas
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso TJ SP: presidente prevê menos nomeações de Escreventes

O concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) para o cargo de Escrevente é um dos certames mais aguardados pelos concurseiros devido, entre outros fatores, ao alto número de nomeações realizadas pelo órgão. Entretanto, a previsão é o número de nomeações caia ao longo do tempo.

A declaração foi dada pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, durante encontro com dirigentes da Associação dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de São Paulo – ASSOJURIS, no dia 8 de maio.

Na ocasião, a Assojuris defendeu a suspensão total ou parcial de novas nomeações de escreventes, visando uma folga orçamentária do TJ SP suficiente para atender as principais demandas da categoria, tais como a recomposição salarial e readequação dos valores do auxílio-saúde.

Nesse contexto, o presidente do órgão informou estar ciente da situação, reforçando que não pode parar completamente as nomeações de novos servidores. No entanto, o dirigente reconheceu a necessidade de desacelerar os novos chamamentos e que isso irá acontecer gradualmente, conforme a implantação o eproc for ganhando espaço.

O eproc é um novo sistema processual eletrônico que permite a tramitação de processos judiciais de forma digital. Ele visa agilizar e simplificar o fluxo processual, substituindo a necessidade de processos em papel por processos totalmente eletrônicos. 

“Eu não posso, simplesmente, parar de nomear. Diminuir as nomeações, sim, talvez no segundo semestre ou no primeiro semestre do ano que vem. Nós sabemos que quando o eproc estiver totalmente implantado, vai haver uma diminuição da necessidade de mão de obra devido a automação. Hoje, eu não posso fazer isso […] mas há a preocupação de não nomear demais para, daqui a 15 anos, sobrar mão de obra”, explicou o presidente do TJ SP.

Segundo o presidente do TJ SP, o eproc ainda vai levar cerca de 3 a 5 anos para ser totalmente implantado no órgão, o que ainda torna necessária a demanda por novos escreventes. Vale destacar que, atualmente, o TJSP conta com 32.654 escreventes em atividade.

No último 30 de abril, foram publicadas em Diário Oficial as últimas nomeações dos aprovados do edital de 2024 para a Capital, zerando a lista de aprovados e abrindo possibilidade para a realização de novo concurso público.

Confira o que disse o presidente do TJ SP:

Último concurso TJ SP para Escrevente

Publicado em maio de 2024 pela Fundação Vunesp, o concurso TJ SP mais recente para Escrevente Técnico Judiciário ofertou 572 vagas de nível médio para o cargo.

As oportunidades foram distribuídas entre a Comarca de São Paulo – Capital (1ª Região Administrativa Judiciária) e as Circunscrições Judiciárias que compõem a 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Regiões Administrativas Judiciárias.

As provas objetivas foram composta por três blocos, com a seguinte estrutura:

  • BLOCO I: Língua Portuguesa;
  • BLOCO II: Conhecimentos em Direito;
  • BLOCO III: Conhecimentos Gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico).

A etapa foi composta por 100 (cem) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas e apenas uma resposta correta.

Os salário inicial de um Escrevente do TJ SP tem valor de R$ 6.043,54. Além disso, os servidores do tribunal ainda fazem jus a diversos benefícios, tais como:

  • Auxílio alimentação;
  • Auxílio saúde;
  • Auxílio transporte.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Resumo

  • Banca Vunesp
  • Vagas: 572
  • Cargo: Escrevente Técnico Judiciário
  • Escolaridade: nível médio
  • Salário: R$ 6.043,54
  • Edital aqui!

Cansado de buscar material de estudo de qualidade com um preço justo e não encontrar? Bem, sua hora chegou!

Nós aqui do Direção preparamos uma semana do trabalhador para que você dê o MAIOR salto na sua preparação pagando MENOS!

É a sua grande chance de transformar seus estudos pagando o menor preço possível.

Clique abaixo e não perca:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso tj sp
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
direcaoconcursos
tj sp
Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.