O edital do concurso TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) está publicado e oferece 284 vagas imediatas, e mais formação de cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior.
As remunerações iniciais foram estipuladas em valores que variam entre R$ 3.264,98 e R$ 5.113,09, a depender do cargo.
As inscrições iniciam no dia 30 de agosto e as provas objetivas estão marcadas para serem aplicadas no dia 4 de dezembro de 2022.
Nesta matéria você encontra as atribuições relativas a cada uma das funções oferecidas. Confira abaixo:
Atribuições concurso TJMG
De acordo com o edital de abertura do concurso TJMG as atribuições dos cargos são as seguintes:
Oficial Judiciário – concurso TJMG
Assistente Técnico de Controle Financeiro: auxiliar na elaboração da proposta orçamentária anual, na análise e planificação de contas, no detalhamento de despesas, nos serviços contábeis, na elaboração dos balanços, balancetes, demonstrativos de movimento de contas, nos cálculos diversos e na organização de processos de prestação de contas; realizar procedimentos e rotinas concernentes ao acompanhamento da execução de contratos; executar atualização de débitos em precatórios; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho, quando designado; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.
Oficial de Justiça: realizar citações, intimações, notificações e demais diligências próprias de seu ofício, ordenadas em processos judiciais, e lavrar termos e certidões respectivas; executar atividades preparatórias para a realização da sessão de julgamento; dar suporte às sessões realizadas pelos órgãos do Tribunal, executando os serviços que lhe forem determinados; dar suporte às audiências ou sessões do Tribunal do Júri, quando necessário, e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem; promover as avaliações judiciais nos casos indicados em lei; fazer hasta pública, onde não houver leiloeiro público ou designado para esse fim; executar atividades de suporte nas áreas judiciárias da Secretaria do Tribunal de Justiça e da Justiça de Primeira Instância; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho, quando designado; executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade-fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico, em suas variadas formas.
Analista Judiciário – concurso TJMG
Administrador: promover a atualização do Plano Estratégico de Gestão Institucional e a programação anual d projetos e atividades a serem desenvolvidos pelas áreas da Secretaria do Tribunal e na Justiça de Primeira Instância; planejar, organizar, analisar e controlar as proposições de metas e seus desdobramentos nas diversas áreas do Tribunal, a partir da elaboração e implementação do Plano Estratégico de Gestão Institucional; assessorar os gestores e assessores do TJMG, com vistas a favorecer o alcance dos objetivos institucionais; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho, quando designado; realizar viagens para executar inspeção técnica, orientação e fiscalização em secretarias de juízo, em serviços auxiliares da direção do foro e serviços de tabelionato e de registro do Estado de Minas Gerais; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico, em suas variadas formas.
Analista de Tecnologia da Informação: identificar e analisar, juntamente com as áreas de negócios do TJMG, as demandas de informatização de processos de trabalho, serviços e soluções de tecnologia da informação; especificar métodos, normas e padrões para aquisição, desenvolvimento, manutenção, segurança física e lógica, integridade dos dados, desempenho e gestão de bens e serviços de tecnologia de informação; realizar diagnóstico de defeitos de funcionamento em equipamentos, programas, aplicativos, sistemas, ambientes de banco de dados, ambientes de rede, e demais serviços de tecnologia da informação e propor as medidas necessárias para a solução; prospectar e elaborar a especificação técnica para contratação de bens e serviços de tecnologia da informação, mediante a execução de atividades tais como levantamentos de mercado, obtenção de propostas orçamentárias e análises de propostas técnicas e de preço; fiscalizar e acompanhar contratos e convênios de produtos e serviços relativos a sua área de atuação; elaborar relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação; realizar viagens, quando necessárias, para realizar atividades ou capacitações externas relativas à sua área de atuação; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho, quando designado; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.
Analista Judiciário: analisar autos, precatórios judiciais e demais documentos, acompanhar licitações e lavrar termos; elaborar contratos, documentos administrativos, certidões, laudos, pareceres e outros documentos de informação técnico-jurídica, a fim de fornecer suporte aos magistrados, superiores hierárquicos, órgãos julgadores, fiscalizadores, auditores e de correições do Tribunal de Justiça; pesquisar, selecionar, analisar, catalogar, indexar e divulgar regulamentos, acórdãos, legislação, doutrina e jurisprudência; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho, quando designado; realizar viagens para executar inspeção técnica, orientação e fiscalização em secretarias de juízo, em serviços auxiliares da direção do foro e serviços de tabelionato e de registro do Estado de Minas Gerais; executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico em suas variadas formas.
Assistente Social: prestar serviços sociais a magistrados e servidores, propondo soluções para situações que interfiram no desempenho do servidor ou grupo de servidores; pesquisar sobre a realidade social da instituição, para planejar, executar e acompanhar programas e ações na sua área de atuação; elaborar estudos sociais, laudos, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos compatíveis com sua área de atuação, relacionados a processos judiciais; realizar intervenções técnicas em audiências de conciliação e mediação, e em situações processuais, quando determinado por autoridade judicial; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação; executar outras atividades identificadas pelo superior hierárquico, relacionadas com a atividade-fim, inclusive no que concerne ao processo judicial eletrônico, em suas variadas formas.
Bibliotecário: planejar, cadastrar, catalogar, classificar, indexar, organizar, conservar, controlar, pesquisar e manter atualizado o inventário do acervo bibliográfico; criar ferramentas para disseminação dos serviços e produtos da biblioteca; gerir e alimentar bases de dados, redes e sistemas de informação da biblioteca; prestar atendimento, orientar e treinar usuários nas suas diversas necessidades de informação; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; elaborar relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.
Contador: despesas, parametrização de aplicativos contábeis, fiscais e de suporte, análise de balanços, balancetes e demonstrativos de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial; realizar outras atividades relacionadas ao planejamento, organização, supervisão, assessoramento, documentação, informação, estudo, pesquisa e execução de tarefas que envolvam análise contábil. efetuar o controle das obrigações tributárias principais e acessórias; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; elaborar relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.
Enfermeiro: realizar procedimentos de enfermagem segundo prescrição médica ou odontológica ou primeiros socorros; planejar e executar programas da área de saúde, de forma preventiva e curativa; orientar e executar os serviços de esterilização de material cirúrgico e de curativos de utilização médica e de enfermagem; controlar a distribuição interna de estoque de medicamentos básicos; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação; elaborar relatórios, pareceres, atas, demonstrativos de exames periódicos e outros documentos relativos a sua área de atuação; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.
Engenheiro Civil: planejar, orçar, elaborar, executar e acompanhar projetos na área da construção civil; fiscalizar e vistoriar obras e serviços técnicos; analisar, administrar e fiscalizar os contratos em seus aspectos técnicos, firmados pelo Tribunal de Justiça; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; realizar viagens a comarca do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação; elaborar relatórios, pareceres, atas, laudos e outros documentos relativos a sua área de atuação; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.
Engenheiro Eletricista: planejar, orçar, elaborar, executar e acompanhar projetos de instalações elétricas, de redes de telecomunicações, segurança eletrônica, automação, sonorização e outros inerentes às atribuições de engenheiro eletricista; fiscalizar e vistoriar obras e serviços técnicos; analisar, administrar e fiscalizar os contratos em seus aspectos técnicos, firmados pelo Tribunal de Justiça; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação; elaborar relatórios, pareceres, atas, laudos e outros documentos relativos a sua área de atuação; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.
Engenheiro Mecânico: planejar, orçar, elaborar, executar e acompanhar projetos de sistemas de climatização e especificação de equipamentos mecânicos e eletromecânicos a serem instalados nas edificações destinadas ao Tribunal de Justiça; fiscalizar e vistoriar obras e serviços técnicos; analisar, administrar e fiscalizar os contratos em seus aspectos técnicos, firmados pelo Tribunal de Justiça; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação; elaborar relatórios, pareceres, atas, laudos e outros documentos relativos a sua área de atuação; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.
Médico: realizar atividades relacionadas com o atendimento médico aos magistrados e servidores, para fins de admissão, avaliação, perícia, concessão de licenças e promoção da saúde; supervisionar e fiscalizar o controle e a distribuição interna de medicamentos básicos; realizar, quando necessário, perícias externas a magistrados e servidores em licença para tratamento de saúde; planejar e executar programas da área de saúde, de forma preventiva e curativa; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação; elaborar laudos, relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.
Psicólogo: pesquisar, planejar, elaborar, analisar, promover, atuar e acompanhar ações de integração, conciliação, mediação, lotação, acompanhamento, movimentação, formação, desenvolvimento e promoção da saúde; atuar como instrutor em ações de desenvolvimento de pessoas; subsidiar, quando necessário, as diversas áreas da Instituição nas ações pertinentes ao desenvolvimento de pessoas; propor, acompanhar e supervisionar a realização de estudos psicológicos para subsidiar o ingresso, o vitaliciamento e a orientação quanto ao desenvolvimento de magistrados; acompanhar e participar dos processos de reinserção, readaptação e desligamento profissional; elaborar laudos, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos, compatíveis com sua área de atuação, relacionados a processos judiciais; realizar intervenções técnicas em audiências de conciliação e mediação e em outras situações processuais, quando determinado por autoridade judicial; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; realizar viagens a comarcas do interior do Estado para executar atividades relativas a sua área de atuação; elaborar relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.
Revisor Judiciário: realizar atividades de nível superior, de natureza técnica, relacionadas a revisão e adequação linguística, ortográfica e gramatical de textos técnicos, administrativos, jurídicos e atos normativos; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; elaborar relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação; executar outras atividades afins identificadas pelo superior hierárquico.
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
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