Redação Direção Concursos • 07/05/2021
O Projeto de Lei 7990/14 que cria 673 cargos efetivos na Justiça Eleitoral foi rejeitado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados (concurso TRE). A criação dos cargos havia sido proposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os novos cargos seriam direcionados para a área de tecnologia dos Tribunais Regionais Eleitorais. A decisão implica no arquivamento do projeto, mas cabe recurso ao Plenário.
A rejeição foi pedida pelo relator na comissão, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), por incompatibilidade e inadequação orçamentária e financeira.
“O Orçamento da União para 2021 não contempla autorização para a criação desses cargos e não traz a dotação necessária”, disse o relator, já que as despesas com pessoal na Justiça Eleitoral estão no limite teto de gastos.
Importante destacar que o veto impede apenas a criação de novos cargos, sendo assim o preenchimento de vacâncias não está vetado.
A decisão não deverá impactar nos trâmites da realização do concurso TRE PI, por exemplo, já que o edital é destinado ao preenchimento de cargos vagos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (concurso TRE PI) tem autorização e comissão organizadora formada para o novo edital destinado ao quadro de servidores.
O órgão esclareceu à equipe de jornalismo do Direção Concursos todos os trâmites já executados para a publicação do edital.
De acordo com a fonte contatada, o processo de escolha da banca organizadora não foi iniciado, mas o TRE deu início aos estudos que preveem a estimativa dos gastos necessários para a realização do certame.
Neste processo está, sim, inclusa a estimativa do valor a ser gasto com a empresa organizadora. A previsão é de que o edital (concurso TRE PI) seja publicado até o final de 2021. Veja detalhes aqui!
De acordo com o órgão, o Tribunal possui 2 cargos vagos na carreira de técnico e possui previsão de novas vacâncias em decorrência de aposentadorias previstas para o primeiro semestre de 2021.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área de Tribunais. Clique aqui e participe!
Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.