
A bancada mineira, que fez a movimentação para a votação do projeto da criação do TRF 6, decidiu debater mais o assunto. Com isso, a votação do projeto foi adiada e deve ocorrer somente na primeira semana de julho. O anúncio foi feito pelo relator da proposta, deputado Fábio Ramalho, do MDB de Minas Gerais.
O projeto de lei foi protocolado em novembro e é de autoria do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha. O tribunal teria abrangência no estado de Minas Gerais.
De início, o TRF 6 será preenchido com aprovados e servidores do TRF 1, mas será mais um órgão para entrar no radar do concurseiro a longo prazo. Mais informações sobre a criação do TRF 6 aqui.
Entenda sobre a criação do TRF 6
A criação do TRF 6 estava em pauta desde 2019. Em 11 de setembro, em sessão plenária, o Superior Tribunal de Justiça analisou a criação do tribunal e aprovou o anteprojeto.
Na época, a proposta foi aceita com unanimidade. O novo tribunal seria formada por 18 desembargadores federais, 199 analistas judiciários e 168 técnicos judiciários.
Em fevereiro de 2020, em reunião realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, representantes dos três poderes demonstraram apoio à criação do TRF 6. Agora, o projeto precisa passar pela aprovação na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e, então, passar pela sanção do presidente.
A criação do TRF 6 traz opiniões divergentes. Nesta terça-feira (19/5), o ministro Gilmar Mendes mostrou a desaprovação pela votação do projeto no atual cenário.
De acordo com o ministro, “a instalação do TRF-6 durante a pandemia é inoportuna”. Ainda afirmou que “a reestruturação da Justiça da União (Federal, Trabalho e Eleitoral) deve ser pensada de forma global – a partir da identificação regionalizada das deficiências”.


Além disso, tenha a melhor preparação para concursos públicos com a Assinatura Ilimitada. Nela, você terá acesso a diversos cursos completos de concursos, tudo utilizando o inédito PDF 2.0. O PDF 2.0 é uma ferramenta criada especialmente ao concurseiro, pensando em todos as dificuldades e problemas enfrentados. São PDFs, videoaulas, questões, banco de mapas mentais e muito mais.


Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: