Natália Pires • 07/08/2024
Foi publicado em Diário Oficial da União nesta quarta-feira (7/8), a primeira retificação do concurso TRF5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região)! Foram alterados tópicos referentes à gratificação, carga horária e remuneração inicial de alguns cargos, além do conteúdo programático para Engenharia Elétrica.
O certame oferta oportunidades em cadastro reserva para os cargos de Analista e Técnico Judiciário, em diversas especialidades. O salário inicial é de até R$ 13.994,78.
Veja, a seguir, o que muda no edital do concurso TRF5!
Interessado no concurso do TRF5?
Então, não deixe de conferir o edital verticalizado feito especialmente para você! Nele, você confere todo o conteúdo programático para começar a organizar seus estudos agora!
Para ter acesso e turbinar seus estudos, basta clicar no botão abaixo e adquirir o seu material gratuito!
QUERO O MEU EDITAL VERTICALIZADO TRF5!
Gratificação
Houve aumento na Gratificação de Atividade para os cargos seguintes:
Carga horária e remuneração inicial
Em relação à carga horária e remuneração inicial dos cargos de Analista Judiciário, especialidades de Medicina – Clínica Geral, Medicina – Psiquiatria, Odontologia e Técnico Judiciário, fica estabelecido que:
Conteúdo programático
Em relação ao conteúdo programático, a retificação altera os seguintes itens de conhecimentos gerais para todos os cargos:
O que era:
Anexo III – Conteúdos Programáticos para Estudo, onde se menciona a Resolução CNJ nº 201/2015, Resolução CNJ nº 714/2021, Lei nº 4.898/1965, Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) – 7ª Edição e Manual de
Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Passa a ser:
Resolução CNJ nº 400/2021; Resolução CNJ nº 886/2024; Lei nº 13.869/2019; Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) – 10ª Edição.
Também exclui do Anexo III – Conteúdos Programáticos para Estudo, onde se mencionam as Leis nº 8.666/1993, nº 10.520/2002 e nº 10.520/2000.
Além disso, também altera o Conteúdo Programático para Estudo em Conhecimentos Específicos para o cargo Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Engenharia Elétrica, que passa a vigorar com a seguinte redação:
ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE ENGENHARIA ELÉTRICA:
Tecnologia dos sistemas de potência e tensão. Conhecimento dos sistemas de geração, distribuição e proteção de sistemas de energia elétrica de média e baixa tensão. Grandezas elétricas: Potência ativa, reativa e aparente, correção do fator de potência. Critérios de sustentabilidade e eficiência energética. Materiais elétricos: Conhecimentos práticos e teóricos de materiais elétricos e suas propriedades como: materiais isolantes, condutores, semicondutores. Instalações elétricas: Projetos de redes de distribuição. Leitura e interpretação de projetos, diagramas unifilares, bifilares e trifilares, quadros de carga, quadros de distribuição em instalações prediais de baixa, média tensão e de redes de distribuição, dimensionamento de condutores, dispositivos de manobra e proteção contra sobrecarga, contra curtos-circuitos e choques elétricos. Transformadores: Distribuição de cargas, circuitos equilibrados. Motores elétricos: Sistemas de acionamento, chaves de partida para motores elétricos, inversores de frequência, geradores síncronos e
assíncronos Conceitos de eficiência energética: Conhecimento sobre a geração, emprego de fontes alternativas nas instalações elétricas, de climatização e automação (eólica, solar de aquecimento, solar fotovoltaica, termoelétrica), sistemas de cogeração de energia, energia própria, distribuída e de substituição: Painéis e quadros elétricos, cabines de medição, postos de transformação, interligação de unidades consumidoras ao sistema de distribuição. Sistema de detecção e alarme de incêndios: dimensionamento e especificação dos elementos do sistema de detecção e alarme. Sistemas de engenharia: conhecimento em projetos de ar-condicionado, ventilação, exaustão, elevadores, automação predial. Manutenção predial: gestão e tipos de manutenção (preditiva, preventiva, corretiva). Sistemas de fornecimento de energia. Conexão ao sistema de distribuição. Sistemas de aterramento. Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas. Prumadas. Sistemas isolados, sistemas de estabilizadores e nobreaks. Luminotécnica: dimensionamento de iluminação, iluminação de emergência, distribuição de luminárias em ambiente por meio de cálculo de luminância (lux), especificação de equipamentos, luminárias, lâmpadas e reatores, especificação técnica dos materiais e componentes. Redes estruturadas de comunicação: Dimensionamento e caracterização de redes de distribuição de sistemas de áudio, vídeo, dados, telefonia. Elaboração e interpretação de contratos de fornecimento de
energia elétrica: Acompanhamento de obras de infraestrutura elétrica, projetos, especificação, implantação e fiscalização, recebimento e análise de projetos, entrega técnica, termos de referência, cadernos de especificações, análise de elementos de projeto, planilhas orçamentárias, aplicação de valores referenciados, levantamento de quantidades e orçamentação, levantamento de quantidades de serviços e materiais, orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais dentro de tabelas públicas de preços, memória de cálculo de quantitativos, realização de cronograma físico-financeiro. Normas técnicas e de segurança do trabalho: Normas ABNT: NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, NBR 5419 – Partes 1, 2, 3 e 4 – Proteção contra descargas atmosféricas, NBR 14039 – Instalações Elétricas de Média Tensão de 1,0kV a 36,2kV, normas regulamentadoras NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Desenho auxiliado por computador. Normas da representação técnica de instalações elétricas e eletrônicas. Uso da ferramenta Autodesk® AutoCAD®. Desenho em 2D e 3D. Edição de pranchas. Cotas e escalas de desenho. Criação de modelos e layouts. Formatação de impressões. Uso de tecnologia BIM (Modelagem de Informação de Construção). Licitação e contratos administrativos (Lei Federal nº 14.133/2021).
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.