Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TRT: CSJT procede com estudo de vagas e abre formulário para tribunais

Concurso TRT: CSJT procede com estudo de vagas e abre formulário para tribunais

Prosseguindo com os estudos relativos a divisão de provimentos que estão previstos no Orçamento de 2021, o Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT) abriu um formulário para que os Tribunais Regionais do Trabalho enviem suas demandas para divisão de vagas (concurso TRT).

Os TRTs terão até o dia 12 de abril para enviar, por meio de formulário eletrônico, informações como: critérios pertinentes para análise das demandas, cargos e vagas de provimento prioritários.

O Orçamento de 2021 prevê o provimento de 747 cargos para a Justiça do Trabalho. Como costume, o CSJT realiza a divisão de provimentos para cada TRT, o que pode ser o primeiro passo para possíveis novas seleções.

Lembrando que, apesar dos provimentos distribuídos, quem iniciará os procedimentos de um novo concurso público são os próprios TRTs, levando em conta todas as determinações necessárias.

No início de março, inclusive, o próprio CSJT emitiu nota explicando que o preenchimento das vagas também deverá observar o disposto na Lei 173/2020, que estabelece limitações para realização de concursos públicos.

De acordo com um levantamento divulgado pelo instagram @semTRauma_ e elaborado por Alexandre Brites, os tribunais regionais do trabalho acumulam 4.159 cargos vagos.

O levantamento é de acordo com os dados compilados de agosto de 2020. Dessa quantia, a maior parte é de Técnicos Judiciários com 2.759 vacâncias em todos os TRTs. Já de Analistas Judiciários, a quantia é de 1.400 cargos vagos.

No momento, treze TRTs contam com editais expirados, portanto poderiam abrir novas seleções. Clique aqui e confira o panorama das seleções dos TRTs.

Dicas de especialista para se preparar para concurso TRT

Para quem está interessado em já começar a se preparar para concurso TRTa especialista em concursos públicos da área de Direito do Trabalho Danielle Silva dá alguma dicas.

A especialista agrupou os conteúdos mais importantes dos cargos nestes tipos de concursos.

Para Analista Judiciário da Área Judiciária e Oficial de Justiça, as matérias mais importantes são:

  • Português,
  • Direito do Trabalho,
  • Processo do Trabalho,
  • Direito Constitucional,
  • Direito Administrativo e
  • Direito Processual Civil.

Para Analista Judiciário da Área Administrativa, as matérias mais importantes são:

  • Português,
  • Direito do Trabalho,
  • Processo do Trabalho,
  • Direito Constitucional,
  • Direito Administrativo e
  • Administração Pública.

Para Técnico Judiciário da Área Administrativa, as matérias mais importantes são:

  • Português,
  • Direito do Trabalho,
  • Processo do Trabalho,
  • Direito Constitucional,
  • Direito Administrativo e
  • Gestão Pública.

“Normalmente, a banca é a FCC, mas também já houve concursos recentes realizados pela Cespe/ Cebraspe, FGV e Instituto AOCP”, aconselha.

Segundo a especialista, para as questões de Direito, deve ser enfatizado o estudo da literalidade da lei, que abrange a maior parte das questões.

Nas questões de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho para cargos de Analista Judiciário da Área Judiciária e Oficial de Justiça, “costuma ser cobrada jurisprudência, principalmente as Súmulas do TST e, de modo menos recorrente, as Orientações Jurisprudenciais do TST“.

No entanto, caso a banca for o Cebraspe, é importante que esses cargos observem outros pontos. “Pode ser cobrada a jurisprudência não sumulada, com questões formuladas a partir do site de notícias do TST ou dos Informativos do TST”, explica.

As questões de Português costumam enfatizar a interpretação de textos. É recomendável treinar com muitas questões de provas anteriores.

Na prova discursiva, pode ser cobrada redação ou questões discursivas com estudos de casos. “É recomendável fazer um curso específico de discursivas se o(a) candidato(a) não estiver habituado(a) com este tipo de questão”, sugere Danielle Silva.

O Direção Concursos elaborou um pacote de curso regular para concurso TRT com as matérias de mais peso nestas seleções. Clique abaixo e confira:

concursos trts

Um emprego para A VIDA TODA! 💼

Muita gente sequer cogita a possibilidade de realizar um concurso público.

A oportunidade de conquistas a estabilidade e um bom salário é uma ideia distante da maioria dos brasileiros.Mas você sabe que o concurso público é uma forma justa e acessível de conquistar um emprego para sempre.

O que falta para você tomar a decisão que vai mudar de vez a sua vida?

Pare de agir como a maioria. Clique no banner abaixo e garanta sua vaga no evento do dia 10 de março, onde uma grande revelação vai te dar um empurrão rumo ao seu futuro dos sonhos.

concurso mp am e mais
concurso trttrtconcurso trtconcurso trt 2020concurso trt 2021concursos trtsconcursos trts 2021editais trtsedital trtedital trt 2020edital trt 2021
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.