Juliane Freitas • 02/12/2022
O edital do concurso TRT GO (Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região – GO) foi publicado e disponibiliza 24 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro reserva, para cargos de níveis médio e superior de formação. Os salários iniciais podem chegar a R$ 14,2 mil!
As inscrições poderão ser realizadas no período entre 4 de dezembro e 4 de janeiro, por meio do site da banca Fundação Carlos Chagas (FCC). Já as provas, estão previstas para o dia 12 de fevereiro de 2023.
Confira, a seguir, detalhes de como serão as provas e etapas do certame e acelere sua preparação para esta excelente oportunidade!
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA ESTE CONCURSO!
De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados a partir da realização das seguintes etapas:
As Provas Objetivas e Discursivas serão realizadas na cidade de Goiânia (GO), com previsão de aplicação para o dia 12 de fevereiro de 2023, nos seguintes períodos:
As provas objetivas serão compostas, para todos os cargos, por 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas em cada e apenas uma resposta correta.
A avaliação conterá um bloco de conhecimentos gerais, com 30 questões de peso 1 e um bloco de conhecimentos específicos, com 30 questões de peso 2.
Confira, a seguir, a estrutura das provas objetivas:
A nota das Provas Objetivas no concurso corresponderá à média aritmética ponderada das notas obtidas em cada prova, na escala de 0 (zero) a 10 (dez), atribuindo-se:
Os candidatos que obtiverem média aritmética ponderada igual ou superior a 6 (seis) serão habilitados e classificados por Cargo/Área/Especialidade, em ordem decrescente das médias.
A Prova Discursiva-Redação será aplicada para todos os candidatos no mesmo dia e horário das Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
Serão corrigidas as Provas Discursivas-Redação dos candidatos habilitados e mais bem classificados nas Provas Objetivas, conforme a colocação na tabela abaixo:
Na Prova Discursiva-Redação, para os candidatos a cargos de nível superior, deverão ser rigorosamente observados os limites mínimo de 30 (trinta) linhas e máximo de 40 (quarenta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos à Redação.
Já nas provas para cargos de nível médio, deverão ser observados os limites mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos à Redação.
A Prova Discursiva-Redação terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 6 (seis) pontos.
Confira o conteúdo a ser cobrado nas provas do concurso TRT GO:
Conhecimentos básicos (para todos os cargos)
LÍNGUA PORTUGUESA: Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Emprego do sinal indicativo de crase. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Morfossintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Discurso direto, indireto e indireto livre. Adequação da linguagem ao tipo de documento.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: Raciocínio Lógico: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas envolvendo regra de três simples, cálculos de porcentagem, acréscimos e descontos. Noções de Estatística: medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética simples e ponderada) e de dispersão (desvio médio, amplitude, variância, desvio padrão); leitura e interpretação de gráficos (histogramas, setores, infográficos) e tabelas.
LEGISLAÇÃO: Lei nº 8.112/1990 atualizada: Das Disposições Preliminares; Do Provimento, Da Vacância, Da Remoção, Da Redistribuição e Da Substituição; Dos Direitos e Vantagens: Do Vencimento e da Remuneração, Das Vantagens, Das Férias, Das Licenças e Dos Afastamentos; Do Regime Disciplinar: Dos Deveres, Das Proibições, Da Acumulação, Das Responsabilidades e Das Penalidades. Regimento Interno do TRT da 18ª Região (Aprovado pela Resolução Administrativa TRT18 nº 91, de 19 de agosto de 2019).
Clique aqui para conferir o conteúdo programático completo!
Acompanhe a análise completa do edital em vídeo, feita pela equipe do Direção Concursos:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.