Adriele Silva • 28/11/2023
Uma das principais dúvidas dos estudantes do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) é a respeito da possível adesão do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE TO) ao certame unificado, já que o órgão possui edital em vigência.
Para te ajudar a entender melhor sobre as possibilidades de adesão ou não ao Unificado, o Direção elencou as principais atualizações sobre este caso; confira!
Em primeiro lugar é preciso saber que, de acordo com a resolução do certame, os Tribunais Regionais que possuem concurso vigente não devem ofertar vagas imediatas no TSE Unificado. Apesar disso, o documento não prevê restrições sobre a formação de cadastro de reserva.
Dito isso, vamos aos últimos acontecimentos ligados ao TRE TO! Recentemente o órgão manifestou interesse em aderir ao Unificado mas questionou o TSE sobre a possibilidade de sua participação, haja vista que ainda há um concurso em vigência. Veja:
Ainda segundo o TRE TO, o concurso em questão tem vigência até agosto/2024 e é destinado aos cargos de maior rotatividade (Analista Judiciário – Área Judiciária, Analista Judiciário – Área Administrativa, Técnico Judiciária – Área Administrativa, Técnico Judiciário – Programação de Sistemas), o que indica a necessidade de um novo certame em breve.
Assim, em uma nova tentativa de participar do unificado, o TRE TO, em despacho encaminhado ao presidente do TSE, apresentou duas alternativas para sua adesão, sendo elas:
Depois disso, o presidente do TRE TO, João Rigo, encaminhou ao TSE uma nova consulta de adesão, informando que “o interesse deste Regional em participar do certame […] se dá apenas se for autorizada a participação mediante cadastro de reserva dos cargos que constam do concurso válido, acrescido de cadastro de reserva para os cargos de Policial Judicial e Analista de TI”.
Por fim, foi enviado um novo ofício ao presidente do TSE solicitando novamente a possibilidade de participar do Unificado. Na ocasião, João Rigo citou os motivos para o aceite do TRE TO, veja:
Vale lembrar que, além do TRE TO, os Tribunais dos estados do Pará, Rio de Janeiro e Paraná também possuem concursos em vigência.
O Concurso TSE Unificado oferta vagas para o Tribunal Superior Eleitoral e diversos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) através de uma prova única.
O certame já teve sua resolução publicada e, em breve, deve ter a banca anunciada, já que o diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, revelou que o estudo técnico preliminar foi concluído.
Tudo indica que o Unificado seja publicado no primeiro semestre de 2024 e que sejam disponibilizadas aproximadamente 500 vagas imediatas para os cargos de Técnico e Analista Judiciário em diversas especialidades.
Confira os salários dos futuros aprovados no Concurso TSE Unificado:
Analista Judiciário/Oficial de Justiça
Técnico Judiciário/Agente de Polícia Judicial
Analista Judiciário
Técnico Judiciário
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.