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Concurso UFU: edital publicado, vagas para nível médio

Concurso UFU: edital publicado, vagas para nível médio

Foi publicado o edital de concurso público da Universidade Federal de Uberlândia (concurso UFU), com oportunidades para Assistente em Administração, de nível médio.

Em síntese, as principais informações do edital são:

  • Edital organizado pela própria universidade
  • 25 vagas para Assistente em Administração
  • Cargo de nível médio
  • Salário inicial de R$ 2.446,96
  • Inscrições serão realizadas do dia 11/01 até o dia 26/01
  • Taxa de inscrição é de R$ 73
  • Provas em 20/3/2022
  • Link para o edital UFU publicado na íntegra

Agora, confira mais detalhes sobre o concurso UFU:

Cursos concurso UFU

Divisão de vagas concurso UFU

As 25 vagas de Assistente em Administração são divididas da seguinte forma:

  • 17 para ampla concorrência
  • 5 para negros
  • 3 para candidatos com deficiência

Salários

O concurso UFU oferta uma remuneração de R$ 2.446,96, além de auxílio alimentação de R$ 458 em jornadas de 40 horas semanais. Com isso, o salário final fica por volta de R$ 2.904,96.

Etapas e provas

O concurso público será realizado em uma única etapa: provas objetivas.

Provas objetivas

As provas objetivas terão a seguinte estrutura:

  • Língua Portuguesa: 10 questões com peso 1
  • Noções de Informática: 5 questões com peso 1
  • Legislação: 5 questões com peso 1
  • Conhecimentos Específicos: 20 questões com peso 2

Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no dia 21/3/2022.

Conteúdo programático concurso UFU

LÍNGUA PORTUGUESA: Será avaliada a capacidade de o candidato: Ler, compreender e interpretar textos diversos de diferentes gêneros discursivos, redigidos em Língua Portuguesa e produzidos em situações diferentes e sobre temas diferentes. Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos. Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido. Apreender informações não explicitadas, apoiando-se em deduções. Identificar elementos que permitam extrair conclusões não explicitadas no texto. Integrar e sistematizar informações. Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte do mesmo texto. Identificar informações pontuais no texto. Inferir o sentido de palavras a partir do contexto. Identificar objetivos discursivos do texto (informar ou defender uma opinião, estabelecer contato, promover polêmica, humor, etc.). Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto. Reconhecer e identificar a estrutura dos gêneros discursivos. Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas, catáforas, uso de organizadores textuais, de coesivos, etc. Estabelecer relações entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes. Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor. Identificar efeitos de sentido decorrentes do emprego de marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente). Identificar, em textos dados, as classes de palavras como mecanismos de coesão e coerência textual. Identificar os recursos linguísticos que concorrem para o emprego da língua em diferentes funções, especialmente no que se refere ao uso dos pronomes, dos modos e tempos verbais e ao uso das vozes verbais. Identificar a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e coerência de um texto. Identificar recursos linguísticos próprios da língua escrita formal: pontuação, ortografia, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, colocação pronominal, estruturação de orações e períodos.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: MS-Windows 10: controle de acesso e autenticação de usuários, painel de controle, central de ações, área de trabalho, manipulação de arquivos e pastas, compactação de arquivos, uso dos menus, ferramentas de diagnóstico, manutenção e restauração, backup de arquivos, compartilhamento de arquivos e impressoras, utilização do OneDrive. MS-Word 2013: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, rodapés, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto, mala direta, correspondências, envelopes e etiquetas, correção ortográfica. MS-Excel 2013: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação e filtragem de dados. MS-Power Point 2013: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, slide mestre, modos de exibição, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso do aplicativo de correio eletrônico Mozilla Thunderbird e Microsoft Outlook 2013, protocolos, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet (Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome), protocolos HTTP/HTTPS/FTP, conceitos de URL, proxy, links/apontadores, sites/sítios Web, sites/sítios de pesquisa (expressões para pesquisa de conteúdos/sites (Google)). Noções de Segurança e Proteção: Vírus, Cavalos de Tróia, Worms, Spyware, Phishing, Pharming, Spam e derivados. Noções de arquitetura e manutenção do computador: memória, processador, dispositivos de entrada e saída, instalação e configuração de impressoras e outros dispositivos.

LEGISLAÇÃO: Regime jurídico dos servidores públicos civis da União. Lei nº 8.112 de 1990 e suas alterações. Código de Ética Profissional no Serviço Público. Decreto nº 1.171 de 22 de junho de 1994 e suas alterações. Lei da Improbidade Administrativa. Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. Processo Administrativo. Lei nº 9.784/1999 e suas alterações

Conhecimentos específicos concurso UFU

NOÇÕES EM ADMINISTRAÇÃO: Administração: conceitos, teorias e tendências. Planejamento: objetivos e formulação estratégica. Organização: modelos, poder e estruturas organizacionais. Motivação, liderança e comunicação nas organizações. Controle: processos, sistemas e instrumentos de controle do desempenho organizacional. Gestão de tempo, recursos e informações.

REDAÇÃO OFICIAL: Aspectos gerais da redação oficial 1.1. Panorama da comunicação oficial 1.2. O que é redação oficial 1.3. Atributos da redação oficial 1.4. Clareza e precisão 1.5. Objetividade 1.6. Concisão 1.7. Impessoalidade 1.8. Formalidade e padronização 2.Emprego dos Pronomes de Tratamento 2.1. Concordância com os pronomes de tratamento 3.Correio eletrônico 3.1. Definição e finalidade 3.2. Valor documental 3.3. Forma e estrutura 3.4. Anexos
3.5. Recomendações 4. Coesão textual 4.1. Mecanismos de coesão textual 4.2. Coesão referencial 4.3. Coesão sequencial

NOÇÕES DE SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI): Introdução 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Elementos da tela inicial 1.3. Recebimento e atribuição de processos 1.4. Inclusão de Anotações Operações com processos 2.1. Criação, abertura e exclusão 2.2. Relacionamento e anexação 2.3. Sobrestamento, duplicação e envio 2.4. Conclusão, Retorno programado e Pontos de controle Operações com documentos 3.1. Criação e edição 3.2. Barra de ferramentas 3.3. Assinatura 3.4. Padrões e modelos 3.5. Documentos externos 3.6. Exclusão e cancelamento 3.7. Manifestação de Ciência 4.Utilização de Blocos 4.1. Assinatura em unidades diferentes 4.2. Consultas 4.3. Visualização de minutas em Blocos de Reunião 4.4. Inclusão e visualização de processos em Blocos Internos 5.Recuperação de informações 5.1. Histórico do processo 5.2. Acompanhamento Especial 5.3. Reabertura de processos 5.4. Exportação de documentos
5.5. Base de conhecimentos e estatística de processos 6.Usuários Externos 6.1. Cadastro 6.2. Visualização e assinatura de processos 6.3. Envio de mensagens eletrônicas

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

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Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

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