Juliane Freitas • 22/09/2023
Os concursos para Agências Reguladoras estão a todo vapor em 2023, já que centenas de vagas foram autorizadas e iniciar sua preparação com antecedência poderá fazer toda a diferença para conquistar sua vaga!
Pensando nisso, o Direção Concursos realizou um levantamento sobre as disciplinas cobradas nos últimos editais desta área e identificou as matérias em comum, para que você consiga conciliar os estudos para mais de um certame e aumentar suas chances de aprovação.
Confira, nessa matéria, como conciliar seus estudos para os concursos de Agências Reguladoras e acelere sua preparação para as inúmeras oportunidades previstas!
Antes de iniciar a análise sobre como conciliar os estudos para os concursos de Agências Reguladoras, é importante lembrar quais são as autarquias que tiveram editais autorizados e os respectivos números de vagas.
Ao todo, são 365 vagas de nível superior para o cargo de Especialista, com salário inicial de R$ 16.413,35. Confira:
Nesse contexto, é importante lembrar que o Concurso Nacional Unificado será realizado em breve e contou com a adesão voluntária de diversos órgãos do Poder Executivo Federal, dentre eles, algumas Agências Reguladoras.
No CNU, haverá a aplicação de uma única prova e os candidatos não se inscreverão para um cargo/órgão em específico, mas para a área de Agências Reguladoras (Bloco Temático 2). Dessa forma, é possível que a avaliação seja realizada de maneira mais genérica, sem a cobrança de temas muito específicos para cada cargo/órgão
A ANEEL informou ao Direção Concursos que participará do certame unificado e a ANTAQ também foi confirmada, de acordo com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI). As demais agências, até o momento, publicarão seus próprios editais.
Dito isto, vamos ver como conciliar os estudos para Agências Reguladoras!
De acordo com a análise realizada pelo Direção Concursos, é possível identificar algumas disciplinas em comum em todos os editais de Agências Reguladoras. São elas:
Então, é interessante que o concurseiro comece sua preparação pelas matérias citadas acima, a fim de construir uma base sólida nas disciplinas de conhecimentos básicos e garantir alta pontuação neste bloco.
Em seguida, é necessário se atentar para a disciplina que não foi unanimidade entre os editais das agência, mas foi lembrada por 5 dos 9 últimos concursos: Ética no Serviço Público. Os editais que cobraram essa disciplina foram os seguintes: ANA, ANEEL, ANS, ANTAQ e ANVISA.
As disciplinas de Administração Pública e Contabilidade foram cobradas por 3 Agências. Veja:
Disciplinas como Raciocínio Lógico, Direito Empresarial e AFO tiveram menor incidência de cobrança.
Observe, detalhadamente, quais são as disciplinas em comum presentes nos últimos editais das Agências Reguladoras:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.