PUBLICIDADE

Concursos Federais: Lei de Cotas ganha urgência em votação no Senado

PL prevê a reserva de 30% das vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas

Por

Torgan Magalhães
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concursos Federais: Lei de Cotas ganha urgência em votação no Senado

Importante notícia para candidatos interessados em concursos federais! O Projeto de Lei 1.958/2021 (Lei de Cotas) foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, e ganha urgência para votação na Casa Legislativa!

O PL que reserva 30% das vagas nos concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas pela CDH na última quarta-feira (30). O relatório feito pelo senador Humberto Costa (PT-PE) rejeitou duas mudanças feitas pela Câmara dos Deputados e manteve as bancas de heteroidentificação e o prazo de dez anos para a reavaliação da ação afirmativa.

A CDH aprovou um pedido de urgência para votação do projeto no Plenário do Senado. Segundo o PL 1.958/2021, as bancas de heteroidentificação deverão ser formadas por especialistas com formação relacionada às questões étnico-raciais. Os colegiados deverão observar, em suas avaliações, os contextos sociais, culturais e regionais que influenciam as autodeclarações de raça.

Além disso, o candidato que teve o processo negado pela banca terá o direito de recorrer da decisão. Vale ressaltar que o PL ainda teria de passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas o pedido de urgência feito pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), foi aprovado pela CDH.

Editais de concursos federais trazem estabilidade, bons salários e conforto. No dia 5/5, 8h, abriremos uma pequena janela de preço BAIXO para comemorar o Dia do Trabalhador, para que no próximo você esteja empregado e estável. Apenas para quem estiver ao vivo.

Não fique de fora dessa, pode ser sua última chance de conseguir estudar MAIS pagando MENOS!

Concursos Federais: CNU será publicado até junho de 2025

O Direção Concursos obteve acesso ao cronograma de um dos principais editais de concursos federais de 2025, o Concurso Nacional Unificado (CNU)!

De acordo com os documentos acessados, é possível conferir que serão ofertadas 3.352 vagas em 35 órgãos do Poder Executivo Federal. Número este que foi confirmado pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, durante entrevista coletiva.

O projeto básico expõe que o edital deve ser publicado até o dia 27 de junho de 2025! Vale destacar que será realizada a publicação de apenas um único edital, com todos os blocos reunidos, diferente da primeira edição, onde foram publicados oito editais para cada bloco temático.

A previsão é de que o número de inscrições homologadas seja igual ou superior a 750 mil candidatos.

Cansado de buscar material de estudo de qualidade com um preço justo e não encontrar? Bem, sua hora chegou!

Nós aqui do Direção preparamos um dia que você não vai esquecer, no dia 5/5, às 8h, abriremos nossa semana do consumidor com uma live EXCLUSIVA no Youtube para que você dê o MAIOR salto na sua preparação pagando MENOS!

Mas fique ligado, o preço será EXCLUSIVO apenas para os que estiverem conosco na live do dia 5 de maio, às 8h! É a sua grande chance de transformar seus estudos pagando o menor preço possível.

Clique abaixo para inscrever-se e não perca:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
Concurso publico
concursos federais
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
direcaoconcursos
NACIONAL
Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Formado em jornalismo pelo Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.