PUBLICIDADE

Concursos Federais: governo prevê pagamento de reajuste em maio

Reajustes foram definidos nas Mesas de Negociação realizadas em 2024

Por

Juliane Freitas
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concursos Federais: governo prevê pagamento de reajuste em maio

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 aguarda sanção presidencial e o governo já planeja como será o pagamento dos salários reajustados e os valores retroativos dos servidores aprovados em concursos federais.

Em nota enviada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) neste 27 de março, o órgão informou que o governo federal irá enviar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei em substituição da Medida Provisória 1.286/2024, que formalizou os acordos nas Mesas de Negociação com os servidores federais ao longo de 2024.

A intenção é que o PL seja aprovado durante o prazo de validade da Medida Provisória para que não haja prejuízo no pagamento reajustados e dos valores retroativos.

De acordo com o MGI, a previsão é que tanto o salário de abril quanto os valores retroativos sejam pagos no dia 2 de maio.

“Dado o prazo para sanção da LOA, e os procedimentos necessários para operacionalizar a folha de pagamentos, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e os demais órgãos da administração federal estão adotando todos os procedimentos para realizar o pagamento do salário de abril e dos salários retroativos no dia 2 de maio”, destacou o MGI.

Vale destacar que o prazo para sanção da LOA 2025 pelo Presidente da República é de 15 dias úteis a partir do recebimento do projeto, devendo, assim, ocorrer em abril.

Concursos Federais – Anúncio de CNU 2025 deve ocorrer em abril

De acordo com fontes ligadas ao MGI ouvidas pelo Direção Concursos em março, é provável que o anúncio oficial da segunda edição do CNU (Concurso Nacional Unificado) seja postergado para o mês de abril. O atraso é consequência da demora para aprovação do Orçamento de 2025.

Vale lembrar que o projeto de lei orçamentária (LOA 2025) foi aprovado pelo Congresso Nacional apenas no último 21 de março, três meses após o prazo, e ainda não foi sancionado pelo governo federal.

A expectativa pelo anúncio do CNU 2025 se dá em função da previsão inicial do governo federal de que o edital seria publicado ainda no primeiro trimestre, ou seja, até o mês de março. A aplicação das provas, por sua vez, estaria prevista para ocorrer em agosto de 2025. No entanto, ainda não há definição sobre qual será a banca organizadora.

Recentemente, o MGI reforçou a previsão de que novas informações seriam divulgadas até o final de março, possibilidade que ainda não está totalmente descartada, segundo fontes do órgão.

O caminho mais direto para sua aprovação está aqui

Pare de perder tempo com materiais incompletos! As assinaturas do Direção Concursos reúnem TUDO o que você precisa para sua aprovação em um único lugar: PDFs direcionados, videoaulas com os melhores professores, milhares de questões e suporte exclusivo.

Já ajudamos milhares de concurseiros a transformarem o sonho em realidade – pessoas comuns que hoje têm estabilidade e salários que mudaram completamente suas vidas. O segredo não é estudar mais, é estudar melhor com o material certo.

Sua aprovação está a apenas uma assinatura de distância. Não deixe essa oportunidade passar, confira:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concursos federais
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
direcaoconcursos
reajuste salarial servidores
Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.