Logo Direção Concursos
Pesquisa

Servidores: GDF divulga normas para o retorno presencial

Servidores: GDF divulga normas para o retorno presencial

O Diário Oficial do Distrito Federal tornou público decreto que dispõe sobre normas para o retorno ao trabalho presencial nos órgãos e entidades de toda a administração pública do Poder Executivo. Isso pode afetar o retorno das provas de concursos Públicos? Confira!

Decreto Nº 41.348

Segundo o documento, a autorização de retorno deve ser no montante inicial de até 50% dos agentes públicos de cada organização, cabendo a chefia imediata das unidade definir a sua organização.

Esse número pode ser ampliado até 100% a critério dos titulares dos órgãos e entidades da administração pública do DF desde que devidamente justificado.

Além da autorização do retorno programado, o decreto ainda informa os protocolos e medidas de segurança sanitária que deverão ser observadas por esses órgãos e entidades.

concursos públicos no distrito federal
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Retorno Presencial: diretrizes

O parágrafo terceiro do decreto trouxe as diretrizes gerais que devem ser levadas em consideração pelos órgãos e entidades no retorno presencial das atividades na administração pública do Poder Executivo.

  • I – avaliação da pertinência para autorizar excepcionalmente o revezamento de servidores no ambiente presencial, alternando-se turnos ou dias, cabendo aos dirigentes dos órgãos e entidades, em conjunto com as Subsecretarias de Administração Geral ou equivalentes tal deliberação, observada a carga horária legal;
  • II – mobilização das unidades administrativas de gestão predial no sentido da implementação das disposições deste decreto;
  • III – garantia de afastamento imediato do servidor que demonstrar sintomas compatíveis com a enfermidade, decorrente da Covid-19, nos seguintes termos:
    • a) no caso de haver indicação médica assistencial, por constatação de incapacidade laborativa, o servidor deverá observar o disposto na Portaria SEEC nº 227, de 06 de junho de 2020;
    • b) no caso do servidor diagnosticado por COVID-19, por exame laboratorial ou exame médico, sem indicação médica assistencial de afastamento das atividades laborais ou quando o servidor estiver em coabitação com pessoa diagnosticada com COVID-19, este deverá exercer suas atividades em regime de teletrabalho, em caráter excepcional e temporário, por 14 dias.
  • IV – observância de todos os protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias;

Retorno Presencial: quais servidores deverão se manter afastados?

Ainda conforme o decreto, alguns servidores deverão se manter afastados e desempenhando suas atividades mediante teletrabalho. Esses grupos estão listados logo abaixo:

  • I – com sessenta anos ou mais;
  • II – pessoas de qualquer idade que tenham comorbidades, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença renal, imunodepressão, obesidade, asma e puérperas;
  • III – responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção pela COVID-19 atestada por prescrição médica ou por recomendação do agente de vigilância epidemiológica, desde que haja coabitação, enquanto acometidas pela doença;
  • IV – gestantes e lactantes;
  • V – pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção pela COVID-19, atestada por prescrição médica ou por recomendação do agente de vigilância epidemiológica, enquanto acometidas pela doença.

Concursos Públicos: quando voltam?

A resposta é depende. Não afeta diretamente, mas é indício claro de que as atividades no Distrito Federal estão, pouco a pouco, voltando à normalidade, ainda que com novas características.

Não dá para esquecer que o DF será palco de grandes concursos públicos nos próximos meses/ano. Só para se ter uma ideia, são esperadas seleções paras mais diversas áreas no serviço público distrital, como policial (PCDF) e de controle (TCDF), além de muitas outras.

Aproveita-se o ensejo desta matéria, para apresentar a vocês alguns dos concursos que estão previstos para acontecerem no Distrito Federal. Alguns já têm edital publicado, outros estão prestes a ter.

Concursos Públicos DF – Parte I

  • SEDF PROFESSOR SUBSTITUTO – A Secretaria de Educação divulgou o chamamento público para contratação de banca para organizar o processo seletivo de professor substituto, um dos concursos públicos mais esperados do ano. A seleção anterior expira este ano. Saiba mais.
  • PCDF ESCRIVÃO – As provas do concurso PCDF Escrivão foram retomadas e tiveram nova data marcada. No entanto, Cebraspe decidiu por suspender novamente a data de aplicação das provas objetivas. As inscrições estão encerradas.
  • PCDF AGENTE – O edital da seleção traz 600 oportunidades imediatas e 1.200 para o Cadastro de Reserva. As inscrições encerraram no dia 8 de setembro (às 18 horas). As provas foram, no entanto, suspensas. Assim como as provas para escrivão, não é mais possível inscrever-se para este certame. Saiba tudo sobre o edital aqui.
  • TCDF  Assim que for retomado, as inscrições devem ser retomadas. São 10 vagas imediatas para Auditor de Controle Externo, cuja remuneração pode alcançar até R$ 16.673,35. Saiba mais aqui.
  • DPDF – Outro edital lançado em meio à pandemia com 60 vagas, todas exigindo nível superior. Os salários iniciais são por volta de R$ 5 mil e o certame é organizado pela banca Cebraspe. Inscrições foram encerradas em 5 de outubro. Clique aqui e veja detalhes do edital.

Concursos Públicos DF – Parte II

  • PGDF – As provas do concurso para a Procuradoria Geral do Distrito Federal seriam realizadas no dia 22 de março, mas foram adiadas devido à pandemia.Não há mais possibilidade de se inscrever.
  • ADASA – Quando for retomado, o órgão deve reabrir as inscrições para o certame que oferece 25 vagas para os cargos de Técnico e Regulador, escolaridades de nível médio a nível superior. Mais detalhes aqui.
  • Sefaz DF – O certame ia iniciar os procedimentos da segunda fase do concurso público, quando a pandemia precisou suspender os trâmites. A suspensão deve ser prorrogada até março de 2021, segundo secretário. Saiba mais aqui.
  • PPGG DF – com 250 vagas autorizadas desde o ano de 2019, o concurso para Políticas Públicas e Gestão Governamental no Distrito Federal terá vagas para os cargos de analista e gestor, ambos para quem possua nível superior de escolaridade.

Motivação e disciplina

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

assinatura ilimitada concursos públicos distrito federal

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.