Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos públicos: PLDO 2025 encaminhado; editais previstos

Concursos públicos: PLDO 2025 encaminhado; editais previstos

Na última segunda-feira (15/4) foi encaminhado ao congresso nacional o Projeto de Lei Orçamentária para 2025 (PLDO 2025)! O documento serve de base para o direcionamento de gastos do governo no ano seguinte, incluindo para os concursos públicos; o texto mostra que de acordo com limites que serão estabelecidos, novos cargos poderão ser criados e novos concursos públicos autorizados!

Sem tempo para estudar? Veja esse Material Gratuito!

Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!


Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!


O texto não prevê quantitativas de vagas que poderão ser criadas, contudo, cita que caso haja uma boa dotação financeira do país, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, poderão ser criados novos cargos para órgãos federais, e consequentemente, autorização de novos editais.

Além disso, são previstas melhorias e vantagens nas carreiras de servidores públicos, tais como: gratificações, comissões em cargos vagos e reestruturação de carreiras, desde que essas não impliquem em aumentos nas despesas;

Também são calculadas contratações temporárias desde que sejam caracterizadas por substituição de pessoal nos órgãos.

Concursos públicos: governo planeja autorizar novos certames?

A ministra do MGI (Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Esther Dweck, em entrevista recente ao programa “Bom Dia, Ministra” afirmou que o atual governo planeja autorizar novos concursos nos próximos meses! Segundo ela, nomeação de novos servidores em últimos editais de órgãos públicos também estão previstas.

Além disso, recentemente o presidente Lula comentou sobre a expectativa da realização de novos concursos públicos para os Ministérios! Foi comentado o alto déficit de pessoal que os órgãos sofrem atualmente, especialmente pelo alto número de aposentadorias previstas nos próximos meses.

O presidente citou que a ministra Esther Dweck já trabalha para que exista a possibilidade de novos editais.

Já imaginou ter um emprego estável por toda a vida? Sua aprovação em concursos públicos, com o auxílio de ferramentas e materiais de alta qualidade, pode ser mais acessível do que você pensa.

Concursos públicos: quais certames podem ser autorizados para 2025?

Confira alguns dos editais que podem ser autorizados para o ano de 2025:

Concurso Polícia Federal

Um novo certame é extremamente aguardado pelos concurseiros, especialmente os que almejam pela área policial. Assim, já é noticiado que estão sendo feitos levantamentos para determinar os números exatos para recomposição do quadro da corporação.

Em 2024, o diretor-geral da PF, Andrei Passos, anunciou que os trâmites para um novo certame já teriam sido iniciados junto ao MGI. Na ocasião, foi mencionado que um novo edital poderia oferecer até 2 mil vagas!

Concurso Ibama

O novo edital do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já foi confirmado para 2025 pela ministra do meio ambiente, Marina Silva!

Ainda em 2023, a AGU solicitou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um novo edital com 2 mil vagas! Recentemente, o presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, havia afirmado que o novo concurso seria realizado ainda em 2024, em meados de abril e maio. Contudo, aparentemente o novo certame será realizado apenas em 2025.

Concursos públicos: CGU

Um novo concurso da CGU (Controladoria-Geral da União) já está no forno! Em informações exclusivas do Direção Concursos, o ministro Vinicius Marques Carvalho, afirmou que um novo edital para a CGU será solicitado ao MGI. Assim, o edital poderá ser lançado já no ano de 2025!

Em resposta à equipe de jornalismo do Direção Concursos, a Controladoria-Geral da União informou que, atualmente, o quadro de pessoal conta com cinco mil cargos criados nas carreiras de Auditor (AFFC) e Técnico (TFCC), e desses, cerca de 40% e 84% dos cargos para Auditor Federal de Finanças de Controle e Técnico Federal e Controle, respectivamente, estão vagos. Confira abaixo:

  • AFFC: 3.000 mil cargos – 1.810 cargos ocupados; e
  • TFFC: 2.000 mil cargos – 321 cargos ocupados.

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Está sem tempo para perder? Receba as principais notícias do mundo dos concursos no seu celular. Clique aqui e faça parte do nosso canal no telegram!

Lucas Ramos

Lucas Ramos

Estagiário do time de jornalismo do Direção Concursos. Graduando em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.