Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos públicos DF: provas em libras para deficientes auditivos

Concursos públicos DF: provas em libras para deficientes auditivos

No Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha sancionou uma lei que garante que as provas de concursos públicos para surdos seja aplicada em libras.

De autoria do deputado Jorge Vianna, a norma inclui um inciso no artigo 8º da Lei 4.949 de 15 de outubro de 2021, dando o direito aos candidatos surdos de realizarem a prova em libras.

Ao apresentar o projeto de lei, o deputado Jorge Vianna afirmou que recebeu diversas reclamações de estudantes de Brasília de que as provas dos concursos públicos não levavam em conta as necessidades dos deficientes auditivos.

Pela lei, a prova deve ser aplicada por um profissional habilitado em libras de forma presencial ou por meio de videoconferência.

egundo o gerente da Central de Interpretação em Libras (CIL), Alexandre Castro, a lei é importante para os deficientes auditivos, pois eles possuem dificuldade de compreender a contextualização das questões em língua portuguesa.

“A prova é em português, que tem uma estrutura totalmente diferente da língua brasileira de sinais e não é de domínio dos surdos”, explicou para Agência Brasília.

Segundo o gerente, 80% dos surdos não entendem bem a língua portuguesa. “Com a prova na sua língua, o surdo vai conseguir provar que ele tem conhecimento”, afirmou.

A medida beneficiaria por volta de 25 mil pessoas no Distrito Federal que possuem deficiência auditiva e se comunicam por libras, de acordo com último levantamento do IBGE.

Concurso para ficar de olho em 2021: SEDF

Segundo a SEDF, um novo concurso para efetivos será realizado em 2021. Apesar de não trazer outros detalhes, a seleção é bastante esperada, especialmente após o próprio secretário de Educação confirmar que iria realizar a seleção neste ano.

Em setembro de 2020, o secretário de Educação, Leandro Fróes, afirmou, em transmissão ao vivo, que um novo concurso SEDF para efetivos ocorreria em 2021.

Apesar não se ter mais a previsão de um novo processo seletivo para temporários, agora, resta a expectativa pelo concurso SEDF para efetivos.

O Direção Concursos já preparou o material completo para a sua preparação antes de publicação do edital, clique na imagem e confira:

concurso sedf e mais

Resumo concurso SEDF

  • Situação: anunciado para 2021
  • banca: a definir
  • cargo: professor efetivo
  • vagas: a definir
  • Último edital: 2016
  • Vagas do último edital: 2 mil para professor/ 900 para demais cargos
  • salários: inicial de mais de R$ 5 mil
  • Último edital neste link

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!

Concursos públicos DF: quais oportunidades são aguardadas?

O Distrito Federal é palco de diversos concursos públicos que foram, infelizmente, afetados pela pandemia. Confira abaixo uma lista sobre os concursos DF:

ADASA – Quando for retomado, o concurso Adasa deve reabrir as inscrições para o certame que oferece 25 vagas para os cargos de Técnico e Regulador, escolaridades de nível médio a nível superior. A banca organizadora é a Iades e as remunerações são de até R$ 10 mil. Mais detalhes aqui.

PPGG DF – O Cebraspe será a banca organizadora do próximo concurso PPGG DF. O edital para o concurso de Políticas Públicas e Gestão Governamental está confirmado e vai ofertar 250 oportunidades. Saiba mais clicando aqui!

PM DF – O órgão entrou com um pedido para 2.100 vagas no cargo de Soldado, que exige nível superior de formação. Veja mais!

TCDF – O órgão conta com três editais publicados. O certame destinado ao cargo de auditor, suspenso em março, foi retomado e as inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2021. Todos os detalhes aqui.

Um passo essencial para estudar para concursos públicos é escolher sua área. Confira abaixo as dicas do professor Erick Alves para fazer uma escolha acertada:

Um emprego para A VIDA TODA! 💼

Muita gente sequer cogita a possibilidade de realizar um concurso público.

A oportunidade de conquistas a estabilidade e um bom salário é uma ideia distante da maioria dos brasileiros.Mas você sabe que o concurso público é uma forma justa e acessível de conquistar um emprego para sempre.

O que falta para você tomar a decisão que vai mudar de vez a sua vida?

Pare de agir como a maioria. Clique no banner abaixo e garanta sua vaga no evento do dia 10 de março, onde uma grande revelação vai te dar um empurrão rumo ao seu futuro dos sonhos.

Concurso DFConcursos DFDFconcurso df 2020concurso df 2021concursos dfconcursos publicos 2020concursos públicos 2021concursos publicos dfeditais concursos públicosedital concursos públicosedital concursos públicos 2020edital concursos públicos df
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.