Concursos Abertos Concursos 2020

Edital PC RN – visão completa do último concurso

Maurício Miranda Sá Maurício Miranda Sá comentários
13/06/2019, às 11:19 • 1 ano atrás

A Secretaria de Recursos Humanos do RN retomou os trabalhos para o concurso da Polícia Civil do estado e, com isso, o Direção Concursos já prepara uma análise completa da seleção passada, para já irmos nos preparando para uma possível abertura de novo edital.

Abaixo vamos a uma análise completa do último concurso PC RN.

Ano e banca

O último concurso para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte teve edital publicado em dezembro de 2008, ou seja, há 11 anos, e teve como banca responsável a Cespe/ Cebraspe.

Cargos, vagas, escolaridade e remuneração

Foram ofertadas vagas para os cargos de Delegado de Polícia, Agente de Polícia e Escrivão de Polícia. As vagas destinadas a cada cargo, além da remuneração, podem ser vistas na tabela abaixo:

Ambos os cargos tinham como requisito básico a graduação em nível superior, sendo, no caso do cargo de Delegado, a formação, necessariamente, no curso de Direito.

Inscrições e data da prova

As inscrições para o concurso PC RN 2008 se deram pela internet, no site da banca Cespe, e foram de 10 de dezembro até o dia 28 de dezembro daquele ano.

A taxa cobrada variou nos valores entre R$ 120 e R$ 150 reais a depender o cargo escolhido.

As provas escritas objetivas e a prova escrita discursiva tiveram duração de 5 horas e foram aplicadas no dia 25 de janeiro de 2009, no turno da tarde.

Etapas do concurso PC RN 2008

O concurso para Delegado de Polícia Civil e Agente da Polícia Civil de 2008 foi composto por quatro etapas: provas objetivas e discursivas, avaliação física, psicotécnico e curso de formação. Foram 100 questões separadas em conhecimentos básicos e conhecimentos específicos:

Já o concurso para Escrivão de Polícia Civil 2008 foi composto, também, por quatro etapas. No lugar da avaliação física, uma das etapas era a prática de operação de microcomputador. Veja:

As provas objetivas foram de múltipla escolha, tendo, cada questão, cinco alternativas e uma única resposta correta.

Prova discursiva

A prova discursiva teve valoração máxima de 10,00 pontos e consistiu na elaboração de um texto de, no máximo, 30 linhas, acerca dos objetos de avaliação.

Teste de Aptidão Física

O candidato aprovado nos cargos de Delegado e Agente deverão passar pelos seguintes testes:

  • Barra;
  • Flexão;
  • Abdominal;
  • Corrida;

Prova prática

Para o cargo de Escrivão, a prova prática teve valoração de 10,00 pontos e consistiu na elaboração de uma planilha no Excel, que teve de ser convertida em uma tabela para uso em um documento do Word e, posteriormente, enviada por meio de correio eletrônico (Outlook).

O candidato deveria estar apto a digitar em qualquer tipo de teclado.

Conteúdos exigidos

Nas provas escritas objetivas, foram avaliados, além das habilidades, conhecimentos, conforme especificação a seguir:

Resumo concurso PC RN 2008

  • Banca: Cespe
  • Cargos: Delegado, Escrivão e Agente
  • Vagas: 438
  • Escolaridade: nível superior
concurso PC RN

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.