Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PC SE: como foi o edital da última seleção?

Concurso PC SE: como foi o edital da última seleção?

Um novo concurso PC SE está autorizado para 60 vagas, distribuídas em Escrivão e Agente. As carreiras possuem salários iniciais por volta de R$ 4 mil e chamam atenção do concurseiro.

Para o interessado em realizar o concurso PC SE, é importante começar a preparação o mais cedo possível. Por isso, uma forma de estudar enquanto o edital não foi lançado é utilizar o certame anterior.

Nesta matéria, o último edital para os cargos de Agente e Escrivão será destrinchado, para auxiliar a vida do concurseiro.

Caso deseje, pode acompanhar os tópicos desta matéria pelo índice abaixo:

Antes de ler os detalhes do último edital PC SE, você sabia que o Direção Concursos possui pacotes específicos para esta seleção? Clique abaixo e conheça o material:

CONCURSO PC SE e mais

Informações gerais

O último concurso PC SE teve edital lançado em setembro de 2014. A seleção foi organizada pela IBFC. Na época, foram ofertadas 100 vagas para Agente e 20 vagas para Escrivão Substituto.

As vagas não foram distribuídas por sexo, mas houve reserva de vagas para Pessoas com Deficiência. Confira:

Ambos os cargos exigiam nível superior em qualquer área e as jornadas de trabalho eram de 40 horas semanais. Os salários iniciais, no último edital, eram de R$ 4.500,00.

Etapas do concurso PC SE

O concurso PC SE de 2014 contou com as seguintes fases:

  • Primeira Fase: provas escritas
  • Segunda Fase: exame psicotécnico e Teste de Aptidão Física
  • Terceira Fase: Curso Técnico-Profissional e prova final
  • Quarta Fase: julgamento e classificação de acordo com títulos apresentados

Provas escritas do concurso PC SE

As provas escritas foram aplicadas em turnos separados para cada cargo e tiveram quatro horas de duração. As provas contaram com 70 questões contendo quatro alternativas.

A divisão de questões por conteúdo foi dada da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa: 16 questões com peso 1
  • Raciocínio Lógico: 8 questões com peso 1
  • Noções de Informática: 8 questões com peso 1
  • Conhecimentos Gerais de Sergipe: 8 questões com peso 1
  • Conhecimentos Específicos: 30 questões com peso 1,5

Dentro da área de Conhecimentos Específicos, os candidatos precisavam responder questões das seguintes matérias:

  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Legislação Complementar à matéria Penal e Processual Penal
  • Legislação Específica Penal

No último concurso PC SE, era preciso tirar uma pontuação mínima para aprovação. Na tabela abaixo, você entenderá melhor os critérios do edital:

Prova de Capacidade Física

Para a prova de Capacidade Física, seriam convocados os candidatos ate a 560ª classificação, na Ampla Concorrência, para Agente; e até a 112ª classificação, na Ampla Concorrência, para Escrivão.

Veja abaixo a tabela disponibilizada no edital para melhor entendimento:

A prova de Capacidade Física contava com os seguintes exercícios físicos:

  • Flexão de Cúbitos (braços)
  • Flexão Abdominal (remador)
  • Corrida de Resistência

Veja abaixo os índices necessários para aprovação de acordo com o sexo do candidato:

Conteúdo programático

O conteúdo programático do último edital PC SE é possível dividir em dois blocos: conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

Importante ressaltar que o candidato precisava tirar no mínimo 50% da pontuação em cada bloco para ser considerado aprovado (como descrito na tabela descrita no tópico de provas escritas).

Conhecimentos gerais

Na área do conteúdo programático, que era idêntico para ambos cargos, foram cobrados as seguintes matérias na primeira parte da prova:

LÍNGUA PORTUGUESA – 1 Compreensão de textos. 2 Denotação e conotação. 3 Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. 4 Classes de palavras e suas flexões. 5 Processo de formação de palavras. 6 Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. 7 Concordâncias nominal e verbal. 8 Regências nominal e verbal. 9 Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes átonos. 10 Emprego dos sinais de pontuação. 11 Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. 12 Funções sintáticas de termos e de orações. 13 Processos sintáticos: subordinação e coordenação

NOÇÕES DE INFORMÁTICA – 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage)

RACIOCÍNIO LÓGICO – 1 Princípios de contagem e probabilidade. 2 Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). 3 Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

CONHECIMENTOS GERAIS DO ESTADO DE SERGIPE – 1 Aspectos históricos e geográficos de Sergipe. 2 Tópicos relevantes e atuais, com enfoque no Estado de Sergipe, nas diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, cultura, saúde, tecnologia, desenvolvimento sustentável, segurança e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas. 3 Compreensão dos problemas que afetam o Estado.

Conhecimentos Específicos PC SE

Na parte de Conhecimentos Específicos (que também foi idêntico para ambos os cargos), o conteúdo cobrado foi o seguinte:

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO – 1 Administração Pública e atividade administrativa: administração direta e indireta; autarquias; fundações; empresas públicas; sociedades de economia mista; órgãos e agentes públicos; conceito de administração; natureza e fins da administração; princípios básicos da administração. 2 Atos e Poderes administrativos. Poderes: poder vinculado; poder discricionário; poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso de poder. Atos Administrativos: conceito; elementos; atributos; classificação; espécies; extinção do ato, controle do ato administrativo: invalidação; anulação e revogação. 3 Servidores públicos: organização do serviço público; normas constitucionais pertinentes; deveres e direitos dos servidores; responsabilidade dos servidores

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL – 1 Constituição: supremacia e princípios. 2 Direitos e garantias fundamentais: direitos e garantias individuais e coletivos; tutela constitucional das liberdades; direitos sociais; direitos de nacionalidade; direitos políticos; dos partidos políticos. 3 Organização do Estado Brasileiro: União, Estados federados, Municípios, Distrito Federal e Territórios; organização político-administrativa; repartição de competências e intervenção. 4 Da Administração Pública: disposições gerais; servidores públicos; dos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. 5 Poder Legislativo e Processo Legislativo. Poder Legislativo: fundamento, atribuições e garantias de independência. Processo Legislativo: conceito, objetos, atos, espécies normativas e os procedimentos. 6 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo; atribuições e responsabilidades do Presidente da República. 7 Poder Judiciário: disposições gerais; Supremo Tribunal Federal; Superior Tribunal de Justiça; tribunais regionais federais e juízes federais; tribunais e juízes dos Estados; funções essenciais à justiça. 8 Defesa do Estado e das instituições democráticas: estado de defesa e estado de sítio; forças armadas; segurança pública; organização da segurança pública

NOÇÕES DE DIREITO PENAL – 1 Infração penal: elementos, espécies. 2 Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal. 3 Tipicidade, antijuridicidade, culpabilidade. 4 Imputabilidade penal. 5 Excludentes de ilicitude e de culpabilidade. 6 Concurso de pessoas. 7 Crimes contra a pessoa. 8 Crimes contra o patrimônio. 9 Crimes contra os costumes. 10 Dos crimes contra a família. 11 Crimes contra a fé pública. 12 Crimes contra a administração pública

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL – 1 Notitia criminis e o inquérito policial: conceito; natureza jurídica; características; instauração; atribuição; inquérito policial e o controle externo da atividade policial pelo Ministério Público; arquivamento e desarquivamento do inquérito policial. 2 Da prisão cautelar: prisão em flagrante; prisão preventiva; prisão temporária (Lei n.º 7.960/89). 3 Da prova: considerações gerais; exame de corpo de delito e perícias em geral; interrogatório e confissão; perguntas ao ofendido; testemunhas; reconhecimento de pessoas e coisas; acareação; documentos; indícios; busca e apreensão

LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR À MATÉRIA PENAL E PROCESSUAL PENAL – 1 Tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes (Lei n.º 11.343/2006). 2 Crimes hediondos (Lei n.º 8.072/90). 3 Crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor (Lei n.º 7.716/89). 4 Apresentação e uso de documento de identificação pessoal (Lei n.º 5.553/68). 5 O direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa civil e penal, nos casos de abuso de autoridade (Lei n.º 4.898/65). 6 Definição dos crimes de tortura (Lei n.º 9.455/97). 7 Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90). 8 Estatuto do idoso (Lei n.º 10.741/2003). 9 Lei de Organização Criminosa (Lei nº 12.850/13). 10 Escuta telefônica (Lei n.º 9.296/96). 11 Crimes contra o SFN (Lei n.º 7.492/86). 12 Código eleitoral (Lei n.º 4.737/65). 13 Estatuto do desarmamento (Lei n.º 10.826/2003) e atualizações. 14 Execução Penal (Lei n.º 7.210/84). 15 Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503/97). 16 Código de proteção e defesa do consumidor (Lei n.º 8.078/90). 17 Lavagem de dinheiro (Lei n.º 9.613/95). 18 Crimes contra o meio ambiente (Lei n.º 9.605/98). 19 Juizados especiais (Lei n.º 9.099/96). 20 Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto São José) (Decreto n.º 678/92). 21 Programa de proteção a vítimas e testemunhas (Lei n.º 9.807/99). 22 Identificação Criminal (Lei n.º 12.037/2009). 23 Crimes contra a ordem tributária (Lei n.º 8.137/90). 24. Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06). 25. Lei que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo Delegado de Polícia (Lei nº 12.830/13)

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA ESTADUAL – 1. Constituição do Estado de Sergipe (Promulgada em 05/10/1989). 2 Lei Complementar nº 33, de 26/12/1996 (Código de Organização e de Procedimento da Administração Pública do Estado de Sergipe). 3 Lei nº 4364, de 23/04/2001 (Dispõe sobre o Regime Disciplinar dos Servidores das Carreiras Policiais Civis e dá providências correlatas). 4 Lei nº 4.133, de 13/10/1999 e suas alterações (Dispõe sobre Organização e Normas Gerais de Funcionamento da Polícia Civil, e sobre carreiras Policiais Civis, e dá outras providências).

Resumo concurso PC SE

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concurso pc se
concurso pc se

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.