PUBLICIDADE

Enem: Inep e MEC decidem adiar as provas

Em nota oficial, Inep e Mec comunicam que as provas do Enem devem ser adiadas de 30 a 60 dias de acordo com disposto no edital. Inscrições seguem abertas.

Por

Larissa Lustoza
Compartilhe esta notícia
Imagem - Enem: Inep e MEC decidem adiar as provas

De acordo com Inep, que organiza o Enem, as provas do exame serão adiadas por 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto no edital. A decisão vem de encontro aos questionamentos judiciais e da pressão popular de diversos grupos, que cobravam o adiamento das provas devido à pandemia do coronavírus.

Segundo Inep, será realizada uma enquete com os participantes do Enem, em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições permanecem abertas para o exame até o dia 22 de maio.

Nota de adiamento das provas na íntegra

Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.

enem 1
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

DPU havia entrado com recurso para adiamento das provas do Enem

A Defensoria Pública da União havia entrado com recurso contra decisão do TRF3, pedindo para que o Enem seja adiado. Recurso foi impetrado no dia 18 de maio.

No mês passado, o DPU entrou com liminar favorável à revisão do calendário do Enem, porém foi derrubada pelo desembargador Antônio Cedenho, após pedido da AGU.

A DPU entende que estudar mais pobres e que não possuem acesso à internet ou material didático, terão sua preparação prejudicada. Com isso, as desigualdades educacionais seriam mais aprofundadas. Saiba mais aqui.

Mais de 2 milhões se inscreveram no Enem

Nos primeiros dias após a abertura das inscrições, por volta de 2,3 milhões de candidatos já haviam se inscrito. De acordo com o Inep, 96% se inscreveu para realizar as provas impressas e o restante se candidatou para as provas digitais. 

As inscrições podem ser realizadas por meio da Página do Participante, por meio do site do Enem. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e a GRU pode ser paga até o dia 28 de maio.

Materiais do Direção + questões do QConcursos! CUPONS POR TEMPO LIMITADO!
enem 2

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
como se inscrever no enem
enem como se inscrever
enem isenção de taxa
enem provas
enem provas adiadas
enem taxa de inscrição
provas adiadas enem
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.